quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Instituto brasileiro divulga ganhadores do 2° Salão de Humor sobre Doação de Órgãos

Mais de 200 obras de 16 estados do país foram inscritas para participar de premiações nas categorias cartum e charge

O resultado do 2° Salão de Humor sobre Doação de Órgãos foi divulgado pelo Instituto GABRIEL, organização social sem fins lucrativos que trabalha desde 2000 para estimular a doação de órgãos e tecidos no país. Em live disponível no Facebook e Youtube do Instituto, foram revelados os vencedores no Dia Nacional do Doador de Órgãos, em 27 de setembro, que promove a sensibilização em relação às 56 mil pessoas que aguardam por um transplante no Brasil. Dentre 206 obras produzidas por 94 artistas de 16 estados do país, foram selecionadas 160 obras para concorrer à premiação nas categorias Cartum e Charge. Na primeira edição, o evento recebeu 250 obras de todo o Brasil, em quatro categorias.

O público poderá ver as obras vencedoras deste ano nas redes sociais da organização, que promoveu a segunda edição do Salão do Humor, 14 anos após a primeira edição, na qual quatro categorias de humor gráfico foram premiadas: Charge, Cartum, História em Quadrinhos e Caricatura. Desta vez, com o apoio da Biometrix Diagnóstica, o formato on-line deste ano democratizou ainda mais a participação de artistas de todo o Brasil. A premiação deste ano contemplou o primeiro e segundo lugares com valores em dinheiro de R$ 1 mil e R$ 500, respectivamente. Foram feitas três menções honrosas por categoria. 

“Durante esses 14 anos da primeira edição, as obras puderam ser vistas em diversas exposições e mostras em várias cidades do país. Há alguns anos, já queríamos promover a segunda edição, mas o cotidiano sempre acabava postergando a ação. Com o falecimento de meu marido, Valdir de Carvalho, no final de 2019, tornou-se questão de honra trabalhar para que o Salão acontecesse para homenageá-lo. Juntamos força e motivação com nossa equipe e aqui estamos realizando essa meta”, relata Maria Inês Carvalho, presidente do Instituto GABRIEL e criadora do projeto em conjunto com Valdir de Carvalho e o cartunista Mário Mastrotti. 

Os jurados avaliaram os trabalhos mais impactantes e que foram compostos por uma boa dose de humor para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Segundo Maria Inês, a qualidade artística das obras e a abrangência nacional impressionou o júri deste ano e que continha profissionais de saúde, da área de captação de recursos e transplantes de órgãos, com nomes de expressão no setor, que são: Bruno Deltreggia Benites, Gustavo Fernandes Ferreira, João Luiz Erbs Pessoa, Helder José Lessa Zambelli, Lucio Filgueiras Pacheco Moreira, Marcelo Mion, Marilda Mazzali, Tadeu Thome e Walter Duro Garcia. 

Confira as obras premiadas:

CATEGORIA CHARGE

1o Lugar

Obra: Vidas Depois

Autor: Jota A – PI

2o Lugar

Obra: Doador e Receptor

Autor: Darlan Alves – GO

 

Menções Honrosas:

Obra: Meu coração

Autor: Ronaldo Cunha – RS

 

Obra: Transplante de vida

Autor: Darlan Alves – GO

 

Obra: Causa Mortis

Autor: Brum – RN

 

CATEGORIA CARTUM

1o Lugar

Obra: Herança e Legado

Autor: Roque de Ávila Jr. – SP

2o Lugar

Obra: Cartum 2

Autor: Moisés – SP

Menções Honrosas:

Obra: De coração para coração

Autor: Orlando Alves – SP

 

Obra: Doador Anjo

Autor: Ed Sarro – PR

 

Obra: Christmas gift

Autor: Guaico – GO

 

Prêmio Especial Biometrix

Obra: Contrastes

Assinatura: Mello - MG

Nenhum comentário: