segunda-feira, 25 de julho de 2022

Circo social lança livro com apoio do governo de São Paulo e da Coca-Cola FEMSA


Por: Marcelo Murbach

"Mágica para salvar o planeta" é lançado no interior do estado após estreia na Bienal do Livro

A entidade Lona das Artes acaba de lançar o livro “Mágica para salvar o planeta”. A primeira edição conta com recursos do governo do estado de São Paulo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, ProAc ICMS da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, e da Coca-Cola FEMSA. Mais de duas mil cópias foram doadas para bibliotecas, espaços culturais, organizações sociais e escolas públicas do estado.

A programação do lançamento da primeira edição começou na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da editora All Print. A segunda edição teve o lançamento promovido em Campinas, na livraria Leitura, no Parque Dom Pedro Shopping, recebeu os personagens da segunda edição do livro, para autografar, tirar fotos e realizar performances circenses.

Antes mesmo de ser publicado, o livro inspirou o espetáculo “Aqua Circus”, que somou 150 apresentações em escolas públicas e ONG`S localizadas nas cidades de Sumaré, Campinas e Hortolândia.

O livro “Mágica para salvar o planeta” conta a história dos palhaços Risadinha e Espoletinha, que têm as férias na praia interrompidas pela sujeira deixada na areia e pelas más condições da água do mar. O projeto educativo é voltado para o público infantil e aborda os temas meio ambiente e sustentabilidade. “Esse projeto é muito importante para a entidade, mostrando como a arte pode ajudar na conscientização sobre a preservação ambiental”, ressaltou o artista, Carlos Corrêa, que é educando da entidade desde os 12 anos, assina as ilustrações do livro e interpreta o palhaço Espoletinha em “Aqua Circus”.

O projeto da publicação foi idealizado no ano de 2018 pelo escritor e diretor Rodrigo Cachanco. A proposta da Lona das Artes é compor uma trilogia, a partir do lançamento de “Mágica para salvar o planeta”. A segunda edição da publicação está disponível por R$30,00 nos sites da All Print, da Amazon, entre outros sites. A venda do livro vai contribuir para a sustentabilidade econômica da instituição.

Sobre a Lona das Artes:

A Lona das Artes é um espaço de arte, cultura e educação para centenas de jovens em situação de vulnerabilidade econômica. Por meio da arte, a missão da companhia é educar e transformar a realidade social de crianças e adolescentes. Atualmente, a Lona das Artes integra a Rede Circo do Mundo Brasil e está entre as dez melhores do país. Além da Casa da Bailarina, a instituição possui entre os seus principais projetos: o Circo Social, o PIEJ (Programa de Inclusão Econômica de Jovens), a Profissionalização Artística, dentre outras ações educativas.

Em 2019, o Instituto Doar classificou a entidade entre as 10 melhores ONG’s (Organizações Não Governamentais) do país e, em 2020, concedeu ao Projeto Lona das Artes o selo doar, que incentiva, legítima e destaca o profissionalismo e a transparência nas organizações ONGs, na forma de um atestado independente de sua adequação aos PGTD (Padrões de Gestão, Transparência e Doação).

Espetáculo Aqua Circus - Ficha Técnica:

Elenco:
Direção: Rodrigo Cachanco
Risadinha: Giovanna Bernal
Espoletinha: Carlos Correa
Marinheiro: Samuel Ithalo
Tartaruga: Gustavo Delmonte

Direção Geral: Rodrigo Cachanco
Figurinos: Hugo Hector Marinelli
Fotos: Danillo Sabino

Costura: Janice Souza 

Nenhum comentário: