terça-feira, 8 de março de 2022

Sinfônica de Indaiatuba abre temporada de concertos 2022

Mantendo a tradição, Orquestra apresentará uma das Sinfonias de Beethoven; a escolhida para esta edição é a nº 4

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre, oficialmente, sua temporada de apresentações no próximo dia 18, em um concerto especial, que acontece às 20h, no anfiteatro Rainha dos Apóstolos. O sentido desta noite musical é celebrar a vida, por meio das obras de Mozart e Beethoven, além de transmitir as primeiras sensações que vão marcar a programação da Sinfônica ao longo deste ano. A direção e a regência são do maestro Paulo de Paula e a entrada é gratuita.

Em meio ao fluir de acontecimentos, o mundo se renova a cada instante. Depois de um período tão complexo quanto a vivência de uma pandemia, mudanças marcantes chegaram. E a Orquestra vem com a proposta de refletir sobre este novo momento através da combinação de peças musicais que condizem com esses sentimentos, que serão executadas ao longo da temporada de concertos de 2022.

É uma tradição da Sinfônica apresentar, no primeiro concerto do ano, uma das nove Sinfonias do compositor Ludwig van Beethoven. Dessas, já foram tocadas 5 — e, para este ano, a escolhida foi a de nº 4. Esta obra difere das outras oito por sua leveza, vivacidade e brilho, representando um toque de luz ao espírito de amor à vida que a Orquestra quer ressaltar. A Sinfonia nº 4 também está situada entre duas das mais famosas deste conjunto, a de nº 3, chamada de Eroica, e a de nº 5.

Porém, antes de Beethoven, o repertório traz ainda a abertura da ópera Don Giovanniuma das mais conhecidas de Wolfgang Amadeus Mozart, ao lado de Flauta Mágica. Transitando entre séria e cômica, essa obra trata da história de Don Giovanni, o próprio Don Juan: conquistador sem escrúpulos e, muito menos, qualquer tipo de regra moral. Sobre a composição desta ópera há, inclusive, a lenda de que Mozart compôs sua abertura na noite anterior a sua estreia, em 1787.

COMO ASSISTIR? Para conferir a apresentação basta apenas chegar com antecedência, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada. Vale ressaltar a obrigatoriedade do uso de máscara durante toda a permanência no evento, em razão da covid-19.

O concerto é realizado pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O anfiteatro Rainha dos Apóstolos fica no Mosteiro de Itaici, situado à rodovia José Boldrini, 170, bairro Itaici — Indaiatuba (SP).

VÍDEOS
Cenas abertura de concertos 2020 - clique aqui
Concerto O Brasil e o Mundo: Mozart e José Maurício - clique aqui

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Concerto de Abertura Temporada 2022
Data: 18/03
Horário: 20h
Local: Anfiteatro Rainha dos Apóstolos - Mosteiro de Itaici - rodovia José Boldrini, 170, bairro Itaici, Indaiatuba (SP) - mapa aqui 
Entrada gratuita

Sobre a AMOJI
A AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove também o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que disponibiliza masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil e uma programação cultural de concertos para a comunidade.

Site www.orquestradeindaiatuba.org.br l Instagram orquestrasinfonicadeindaiatuba I Facebook orquestraindaiatuba 

Nenhum comentário: