segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Coletânea de quadrinhos ‘Contos da Terra’ traz lendas urbanas e mitos da Amazônia


Divulgação

Texto: Emerson Coe

Um novo olhar para as lendas amazônicas chega em formato de HQ pelas mãos dos artistas paraenses. Na Semana do Quadrinho Nacional.

O que é um mito? Segundo C.G. Jung em sua teoria dos arquétipos, entendidos como manifestações de um inconsciente coletivo. Segundo Jung, os arquétipos não têm formas certas ou definidas, são sonhos que podem se materializar de formas diferentes em diferentes épocas, culturas ou grupos sociais, na forma de mitos.

Unir mito e história em quadrinhos é uma ideia muito própria, ambos parecem estar à margem em comparação com a “filosofia e literatura”. Estes últimos são socialmente valorizados como produtos nobres da razão e da criatividade humana, ao mito e à história em quadrinhos parece ser reservado um lugar inferior, identificado com aspectos negativamente carregados como “invenção”, “produto de massa” ou “cultura pop”.

Quem é da região norte certamente conhece uma história de visagem, são lendas que moram na imaginação cabloca, passadas de geração para geração. Além de assustar elas refletem uma identidade cultural ancestral e milenar de povos que habitaram a amazônia.

Inspirado pelos "Contos da Terra" o ilustrador paraense Robson Marone convidou os artistas, Diogo C.S, Jeff e Roberto Mendes, para produzir essa coletânea que narra histórias assombrosas e lendas urbanas da amazônia, produzida em 2015 e disponibilizada somente digitalmente em um fanbook da plataforma issu.

O autor Robson Marone resolveu lançar a versão analógica na Semana do Quadrinhos Nacional que acontece no fim deste mês de janeiro no Centur. Composta por quatro histórias: O conto, O Caboclo e o lobisomem, história de Robson Marone, Robert Eloy e Márcia Santos sendo adaptada para a HQ por Roberto Mendes; Colecionador de Lendas — Capítulo 1: Belém Assombrada, De Diogo C.S; Slenderman em Belém de Jeff e CUCA vs MATINTA de Robson Marone.

A edição vem promover o folclore amazônico por meio de histórias em quadrinhos.

Contos da Terra
Capa: Colorida e Miolo P&B, 52 páginas
Formato: Magazine
Preço: R$15,00


Nenhum comentário: