domingo, 18 de agosto de 2019

Entrevista com o Quadrinhista e Ilustrador Jorge Cerqueira - Força BR


 
Jorge Luiz Cerqueira Peixoto é natural de São Paulo, tem 29 anos, quadrinhista e ilustrador profissional a mais de 10 anos.
 
1- Quando começou a se interessar por desenho e ilustração? 
R- Eu sou apaixonado por desenho desde pequeno, assistia os desenhos animados da TV e pirava tentando entender como eram feitos, comecei a copiar os desenhos do homem aranha e da turma da mônica junto a vários outros desenhos clássicos, depois que comecei nunca mais parei.
 
2- Algum profissional – ilustrador(a), artista plástico, desenhista, designer, enfim… – serviu ou serve como inspiração? 
R- Nossa tenho uma infinidade de artistas que admiro e são fonte de inspiração para criar meus trabalhos, acho que cada fase do crescimento artístico tive alguns artistas que admirei, mas alguns dos mais importantes na minha formação artística foram: Jack Kirby, Will Eisner, John Buscema, Jorge jimenez, Frank Miller, John Byrne, John Romita, George Perez, Todd MC Farlane, Jim Lee, Ivan Reis, Ed Benes, Mike Deodato Jr, Joe Madureira..
 
3- Como você vê o processo criativo? Como é “criar do nada”? 
R- Olha penso que criar nunca vem do nada, sempre estamos rodeados por coisas e sendo influenciados de alguma forma, não só na parte do entretenimento, mas a nossa volta também. Muito do que imaginamos já está grudado no nosso consciente e principalmente no subconsciente, por isso as vezes temos um estalo para criar "do nada".
 
4- Em algum momento temos aquele branco, o famoso bloqueio criativo. O que você costuma fazer para “destravar”?
R- O processo que utilizo para furar o famoso bloqueio criativo acho que é simples. quando estou meio sem ideias, gosto muito de ler, livros de temáticas diferentes, quadrinhos, assistir a um filme, jogar algo, conversar com amigos e sair um pouco para relaxar a mente. Pouco tempo depois várias ideias vão brotando e volto para o ritmo frenético de trabalho.
 
5- Fale um pouco dos projetos que você mais gostou de participar e dos que participa atualmente.
R- Nossa tem bastante coisa. Alguns projetos que trabalhei foram bem legais, fiz concept art de personagens para empresas de games. com quadrinhos desenhei para o mercado americano, canadense para editoras médias e de pequeno porte. Fiz um trabalho bem legal para a Alemanha que tinha como tema a segunda guerra mundial. Fora que no Brasil já  ilustrei diversos livros infantis, trabalhei com animação e atualmente trabalho em um projeto bem legal nacional como desenhista do quadrinho Força BR.
 
6- Algum conselho para quem está começando agora ou tem dúvidas sobre a carreira de ilustrador?
R- Olha acho que o melhor a se fazer é ter uma disciplina e foco nos estudos,  buscar ler sobre diversos assuntos sobre a área que quer trabalhar futuramente. Buscar conselhos de artistas experientes para te ajudar e orientar no seu crescimento artístico, e cursos ajudam a dar uma orientação, mas o diferencial é o quão você quer trabalhar com isso, ter disciplina acho o fundamental para quem quer trabalhar com ilustração. Se for com quadrinhos estude quadrinhos apenas. conheça os artistas, as técnicas utilizadas de narrativa, enquadramento, expressões, anatomia, dinâmica e movimento, perspectiva e por ai vai. 
Se foque em estudar uma coisa de cada vez para não se perder e entender de fato o que está estudando. Mas o principal com o que quer trabalhar com isso, não apenas com quadrinhos e ilustração, mas com tudo, é ter disciplina e foco. E claro faça o que ama que tudo isso se tornará prazeroso e não cansará. Você tem que se sentir bem fazendo o que faz. E isso tem que ser com qualquer área profissional que queira seguir.

Nenhum comentário: