Em
parceria com o Benfeitoria, programa começa no dia 13 de maio e acaba dia 27 de
junho
Um
dos principais festivais de animação do mundo, com mais de 500 filmes exibidos
todos os anos para um público de 50 mil pessoas, o Anima Mundi, lança a partir
de segunda, dia 13 de maio, uma campanha de crowdfunding por meio do
Benfeitoria. O objetivo é viabilizar a realização da 27ª edição, prevista para
acontecer entre os dias 17 e 21 de julho no Rio de Janeiro, e 24 e 28 de julho,
em São Paulo. A campanha vai até o dia 27 de junho.
A
campanha de financiamento online terá três metas:
1
– R$400 mil: para a realização da mostra de filmes no Rio de Janeiro e em São
Paulo;
2 – R$ 600 mil: para a realização da mostra de filmes e do Papo Animado no Rio de Janeiro e em São Paulo;
3 – R$800 mil: para a realização da mostra de filmes e do Papo Animado no Rio de Janeiro e em São Paulo e Anima Fórum em São Paulo.
2 – R$ 600 mil: para a realização da mostra de filmes e do Papo Animado no Rio de Janeiro e em São Paulo;
3 – R$800 mil: para a realização da mostra de filmes e do Papo Animado no Rio de Janeiro e em São Paulo e Anima Fórum em São Paulo.
A
campanha é tudo ou nada, ou seja, o Festival precisa bater, pelo menos, a meta
de R$400 mil para conseguir os recursos e viabilizar suas ações. O Anima Mundi
tem buscado também apoio junto a produtoras, estúdios de animação e animadores.
As doações vão de R$20 a R$ 50 mil, com contrapartidas específicas para cada
valor de doação. A lista completa de contrapartidas pode ser acessada no site
do Benfeitoria.
O
festival foi criado em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos
Magalhães, responsáveis pela curadoria do Festival. Desde a criação, exibiu
mais de 10 mil filmes de animação do mundo inteiro a preços populares, entre
longas e curtas-metragens, além de promover oficinas abertas e gratuitas,
debates, exposições, entre outras atividades.
O
Anima Mundi realiza, ainda, o Anima Escola, que busca levar a linguagem da
animação para a sala de aula e já capacitou mais de 2.500 professores e atendeu
mais de 15 mil alunos. E o Anima Forum, voltado para o fomento,
profissionalização e internacionalização do mercado de animação. A última
edição do Festival, em 2018, movimentou R$ 26,8 milhões e gerou R$ 2,6 milhões
em impostos, tendo público estimado de 50 mil pessoas.
Desde
2012, o Anima Mundi é qualificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas
dos EUA (Academy of Motion Pictures Arts and Sciences) e o curta-metragem
vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi é elegível a participar das seleções para
a disputa do Oscar®. Neste ano, “Animal Behaviour”, de David Fine, ganhador do
Grande Prêmio de 2018, concorreu ao Oscar de melhor curta-metragem de animação.
No ano passado, o francês “Negative Space”, de Max Porter (EUA) e Ru Kuwahata
(Japão), foi premiado, indicado pelo Anima Mundi e entrou na disputa do Oscar®
2018.
Outros dois curtas indicados pelo Anima Mundi foram candidatos à disputa
do Oscar®: em 2013, “Head Over Heels”, do Reino Unido (Melhor Filme Anima Mundi
2012), e em 2014: “Feral”, coprodução Portugal e EUA (Melhor Filme Anima Mundi
2013).
Para
conferir todos os detalhes da campanha “27º Anima Mundi”e apoiar essa
iniciativa, visite a página do projeto no Benfeitoria, clicando aqui.
Fonte:
Impulso HQ - Renato Lebeau
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