terça-feira, 19 de março de 2019

Evento de lançamento da revista em quadrinhos Meu Círio, em Bélem

Divulgação

O Círio de Nazaré é uma das maiores expressões culturais do estado do Pará. Com projeção nacional e internacional e reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2013, o Círio carrega memórias individuais e coletivas que transcendem seu sentido religioso, configurando a festividade como elemento importante na construção da identidade cultural e afetiva dos paraenses.

A busca por preservar essa identidade coletiva, por meio de sua valorização e divulgação, é o principal propósito da publicação Meu Círio (48 páginas), realizada sob a linguagem artística dos quadrinhos, e resultante de um projeto de extensão, contemplado com o VI Prêmio PROEX de Arte e Cultura, da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará.

A publicação também se caracteriza como mais um esforço no sentido de legitimar academicamente os quadrinhos, como poderosa ferramenta de linguagem e expressão artística. Embora caracterizadas como obras de ficção, cada história de Meu Círio carrega um “pedacinho” das reminiscências sentimentais de cada artista participante, sendo fruto do imaginário e memórias que flutuam no rio de lembranças do coletivo paraense.

Os artistas, situados em momentos distintos da vida, admiradores da linguagem dos quadrinhos, lançam seus olhares sobre essa importante expressão cultural . O evento de lançamento de Meu Círio será no dia 22 de março, a partir das 18h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Belém/PA).


Nenhum comentário: