segunda-feira, 19 de novembro de 2018

30 anos de Velta, de dezembro/2003 - Emir Ribeiro

Divulgação

Certamente, é a mais antiga edição impressa em papel que possuo em estoque. Não sei quantos exemplares sobraram, pois nunca tenho tempo para organiza-los e conta-los. Quando um item se esgota, sou sempre pego de surpresa.

As edições anteriores, iniciadas na década de 1970, só existem em arquivos digitais.

Estou encerrando as atividades da minha página virtual após 11 (onze) anos na rede, pois, não vale a pena o valor gasto para mantê-la. Ademais, como sou péssimo em informática, nunca aprendi a fazer as atualizações. Quem o fazia era meu velho amigo Gabriel Rocha (criador do Lagarto Negro).

Assim, a partir de agora, vou postar aqui sobre o material disponível para os leitores. Comecei com o item mais antigo, portanto.

30 anos de Velta tem um total de 132 páginas, lombada quadrada (sem grampos), formato de livro, com "orelhas" e tudo.
A capa dianteira é de autoria do artista Alessandro Azeredo.
Tem expediente e espaço para autógrafo na página 4, e uma introdução nas páginas 5 e 6.

- HQ 1 - "A ilha na esquina do tempo, parte 2: A morte de um bravo" com texto e arte-final de minha autoria, sobre os esboços a lápis de Elton Brunetti(hoje, artista plástico). Pela primeira vez, a loura-detetive faz dupla com Itabira, no ano de 1790... no exato dia em que a história registrou como sendo a data da morte do chefe tabajara.

- "Itabira: índios nos quadrinhos", na página 30. Texto ilustrado contando o processo criativo do personagem Itabira, criação conjunta do meu pai - Emilson Ribeiro - e minha.

- HQ 2 - "Trabalho de grupo". Com texto meu, baseado nas HQs anteriores escritas pelo meu pai, trata-se de um resumo de tudo que ocorreu com Itabira até aquela data.

- HQ 3 - Velta em "De noite, na cama..." Texto e arte de minha autoria. Enquanto Myra provoca o namorado da loura-detetive, a secretária do escritório de detetives, Daxiana, começa a se vestir igual à supostamente morta alienígena Doroti.

- HQ 4 - Velta em "Doroti está de volta". Texto e arte meus. Aparentemente, a filha da atriz pornográfica de quem a alienígena Doroti usurpou o nome e a aparência, aparece na inauguração de uma TV adulta por assinatura. Desconfiada, Velta resolve fazer-lhe uma visita para tirar a história a limpo.

- HQ 5 - Homem e Mulher-Rocha em "A perna da morta". Texto meu e desenhos de Alcíone. O casal de cientistas da Fubrape analisa a perna decepada da supostamente morta alienígena Doroti e descobrem coisas surpreendentes.

- "Doroti: a mais antiga", na página 86. Texto ilustrado narrando o processo criativo da personagem cuja forma física surgiu no ano de 1970 e o restante só foi concluído em 1974 .

- HQ 6 - Doroti em "Filhas". Texto e arte de minha autoria. A bizarra alienígena Doroti tenta a todo custo ter filhos, e não o conseguindo da forma convencional, usa outros métodos para realizar seu desejo, sem se importar com o mal que pode causar às pessoas.

- "A robótica e ruiva NOVA" e "Um homem todo de preto", na página 103. Texto ilustrado sobre como foram criados os dois personagens no ano de 1976.

- HQ 7 - Nova em "Batalha no paraíso". Texto e arte meus. Nova vai parar numa ilha habitada por um eremita, enquanto bandidos chegam em um helicóptero e causam muita confusão. Evidentemente, a ruiva cibernética não dá moleza para os meliantes.

- HQ 8 - O Desconhecido Homem de Preto em "Paixão pelo salvador". Texto e arte meus. O inimaginável acontece quando o justiceiro mascarado salva uma vítima de assalto... e esta se apaixona pelo seu salvador.

- HQ 9 - 'Velta negativa' em "O cinto do tamanho". Texto meu e arte de Marco Santiago. Trata-se da sequência a uma antiga HQ publicada no ano de 1979, no suplemento dominical "O Pirralho" do jornal "A União". Uma ex-prostituta que tentou imitar Velta e culpa-la por seus crime, planeja fugir da prisão.

- Velta, Nova e Homem de Preto num desenho a lápis de Marco Santiago, arte-finalizado por mim, na página 128.

- "Também sou fã de Velta, ora", na página 129. Texto de Mike Deodato Jr sobre o trigésimo aniversário da loura-detetive.

- Capa traseira na página 132, com uma pintura de minha autoria.

Para adquirir a "30 anos de Velta", deposite R$ 32,00 (Trinta e dois reais) na conta abaixo e envie imagem do comprovante para algum dos endereços a seguir (e forneça também o endereço para o qual o exemplar deve ser enviado pelo correio). Depois, é só esperar a edição chegar na sua casa.

Dados bancários: Caixa Econômica Federal (ou qualquer casa Lotérica)
Agência 0548 - Operação 001 - Conta Nº 747-0

emir.ribeiro@gmail.com

Caixa Postal 5068 - Cep: 58051-970 - João Pessoa, PB

Nenhum comentário: