sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ziraldo recebe homenagem do Sesc São Paulo


No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o Sesc São Paulo abre a exposição: Ziraldo… de A a Zi. Uma homenagem aos 85 anos, deste que é um dos artistas mais talentosos do Brasil, tanto na qualidade de sua arte quanto na popularidade de suas criações. A mostra será exibida gratuitamente no Sesc Interlagos, de 12 de outubro de 2018 a 4 de agosto de 2019, de quarta a domingo e feriados, das 10h às 17h.

A exposição é um passeio pelo universo Ziraldiano, e permite que o público compartilhe a intimidade do artista, conheça um pouco de sua vida pessoal e seus métodos de criação. Além de obras conhecidas, o visitante poderá conferir experimentações gráficas, pinturas, esboços, rascunhos, anotações às margens dos desenhos, suas referências, cadernos de infância entre outras.

A cenografia da mostra será distribuída por cubos temáticos, com criações originais do acervo pessoal de Ziraldo e peças de colecionadores. Totalizando mais de 500 obras.

Quem cresceu lendo Ziraldo vai se reencontrar com personagens, histórias e desenhos que fizeram parte de suas vidas; A Turma do Pererê, a Turma do Maluquinho, Supermãe, Jeremias, os Zeróis, as coisas do Pasquim, os maiores sucessos de seus cartazes de cinema, ilustrações de livros, publicações em revistas internacionais, charges e cartuns. Como na brincadeira de seu próprio título, a exposição apresenta um Ziraldo completo, de A a Zi.

O talento de Ziraldo é prolífico e diversificado, com produções em vários ramos das artes que fica difícil classificá-lo: cartunista, jornalista, artista gráfico, romancista, autor de livros infantis, quadrinhista, capista, chargista, ilustrador, cartazista, humorista, programador visual, teatrólogo, caricaturista, editor de jornais e revistas, apresentador de televisão, publicitário e agitador cultural.

Neste sentido, o Sesc presenteia a zona sul de São Paulo, trazendo ao Sesc Interlagos toda versatilidade, abrangência e criatividade de Ziraldo, numa exposição que apresenta um panorama histórico de tudo que o artista produziu em 71 anos de carreira. Promovendo um momento nostálgico para seus fãs e oportunizando aqueles que ainda não conhecem a carreira do eterno Menino Maluquinho.

A idealização, cenografia e curadoria da mostra são de Daniela Thomas – cineasta, cenógrafa e diretora teatral (filha de Ziraldo), Adriana Lins – designer, produtora e fotógrafa e Ricky Goodwin – jornalista, curador e especialista em Desenho de Humor, (trabalha com Ziraldo há 47 anos).

Sesc Interlagos
Av. Manoel Alves Soares, 1100 – Interlagos
São Paulo – SP

Nenhum comentário: