quinta-feira, 26 de julho de 2018

Prêmio Eisner Awards - Cumbe, do Brasileiro Marcelo D’Salete, é o vencedor

Divulgação

Publicado nos Estados Unidos pela editora Fantagraphics com o título Run For It, a HQ Cumbe, do paulistano Marcelo D’Salete, venceu o Eisner Awards, mais importante prêmio internacional de quadrinhos, na categoria “melhor edição americana de material estrangeiro”. O anúncio foi feito no dia 20 de julho, durante a San Diego Comic Con, em San Diego, Califórnia.

A primeira edição do livro foi publicada pela Veneta em 2014. Em março deste ano, foi lançada uma nova edição ampliada, com desenhos inéditos e novo posfácio do autor. No livro, Marcelo D’Salete retrata a resistência dos negros no Brasil colonial contra a violência da escravidão. Além dos Estados Unidos, a obra foi publicada também em Portugal (Polvo), França (çà et là), Itália (BeccoGiallo), Áustria e Alemanha (Am-Book) e foi indicada ao prêmio alemão Rudolph Dirks, no ano passado.

Nascido em São Paulo, em 1979, Marcelo D’Salete é um dos mais importantes nomes dos quadrinhos brasileiros atualmente. Mestre em História da Arte, é autor também de Noite Luz (Via Lettera, 2008) e Encruzilhada (Veneta, 2016). Seu trabalho mais recente, fruto de mais de dez anos de pesquisa, Angola Janga (Veneta, 2017) é um épico em quadrinhos sobre o quilombo de Palmares e teve os direitos vendidos para Alemanha, Itália, Portugal e Estados Unidos. No início do ano, recebeu o prêmio Grampo 2018.

Em sua obra, D’Salete retrata de forma lírica os conflitos raciais e sociais do país, tendo como pano de fundo tanto os grandes centros urbanos contemporâneos (como nas obras Encruzilhada e Noite Luz) quanto o Brasil colonial das senzalas e quilombos, em livros mais recentes, como Cumbe e Angola Janga.

Cumbe, de Marcelo D’Salete, está à venda por R$ 54,90. A obra tem 192 páginas.


Nenhum comentário: