segunda-feira, 30 de julho de 2018

Obras para Mostra Oficila do 45º Salão de Piracicaba são selecionadas


Trabalho de Darko Drljevic, inscrito neste ano. (Reprodução)
caricatura

Entre hoje e amanhã, a partir das 8h, os trabalhos que irão compor a 45ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba serão escolhidos. Artistas gráficos e profissionais da comunicação e artes visuais, nacionais e internacionais, compõem os Júris de Seleção e Premiação do evento. A escolha das obras que deverão fazer parte da mostra principal acontece no Hotel Nacional Inn.

Neste ano, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba teve 2.638 trabalhos inscritos, enviados por 460 artistas, de 53 países, como Brasil, Austrália, Bélgica, Colômbia, China, Egito, Irã e Turquia. O Salão é realizado ininterruptamente desde 1974.

O SIHP conta com dois júris, um de seleção para a exposição e outro, de premiação aos melhores. A seleção será feita pelo quadrinista, ilustrador e publicitário piracicabano Andrei Bressan, pela cartunista e escultora Synnove Hilkner, pelo pesquisador e publicitário Renato Frigo, pelo chargista Rucke (Raimundo Rucke Souza), pela jornalista da EPTV Campinas Edilaine Garcia, pela artista visual e caricaturista Rui Miranda e pelo cartunista e ilustrador Jean Galvão.

Os jurados de premiação se reunirão no dia 18 de agosto. A entrega dos prêmios será feita no dia 25 de agosto, às 19h30, no Teatro do Engenho, na ocasião da abertura do Salão. A comissão de premiação será composta por Edra — Elcio Danilo Amorim, designer gráfico, produtor cultural e editor; Luiz Humberto Marcos, organizador do PortoCartoon — World Festival; Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP); Dalcio Machado, cartunista e autor de livros infantis; José Occhiuso, diretor nacional de jornalismo do SBT; Luciano Veronezi, chargista autodidata, e Nasrin Abdosheykhi, caricaturista.

Para a titular da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), Rosângela Camolese, os júris têm uma das principais missões do Salão, que é escolher os melhores trabalhos para a mostra e, também, para a premiação. “São obras grandiosas em talento, linguagem e reflexão”, comentou. E acrescentou. “A edição deste ano é especial. São 45 anos ininterruptos de Salão e, em homenagem ao primeiro artista premiado, trouxemos uma releitura da arte de 1974, assinada pela cartunista vencedora Laerte Coutinho”, comentou.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é uma realização do Cedhu (Centro Nacional de Pesquisa, Documentação e Divulgação do Humor Gráfico), da SemacTur.

SERVIÇO — 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Júri de seleção se reúne hoje e amanhã, a partir das 8h, no Hotel Nacional Inn (rua do Rosário, 1.358, Centro). Abertura oficial do evento e anúncio dos premiados acontecem dia 25 de agosto, no Teatro do Engenho. Informações: www.salaointernacionaldehumor.com.br ou (19) 3403-2620.


Nenhum comentário: