sexta-feira, 1 de junho de 2018

Socorro! Polícia! Um quadrinho sobre o que a PM sofre e o que sofremos com ela

Os jornalistas Amanda Ribeiro (Folha de S. Paulo) e Luiz Fernando Menezes (Aos Fatos) ficaram um ano tentando responder a essa pergunta. Entrevistaram dezenas de policiais militares e especialistas em segurança pública, leram livros e artigos sobre o assunto e exploraram pesquisas e bancos de dados sobre a instituição.

Tudo isso os levou a descobrir que a questão é muito mais complexa do que parece. Por um lado, a polícia faz execuções sumárias, usa violência desmedida e abusa da autoridade, mas por outro ela sofre com uma estrutura institucional sucateada, baixos salários e falta de segurança.

Em meio a tudo isso, surgiram outros questionamentos. Será que o que a televisão e os jornais mostram é de fato a realidade policial? Seria a tão falada desmilitarização um caminho viável? e a justiça, o controle de fronteiras, a taxa de desemprego e a educação? Elas também não interferem na segurança pública brasileira?

Socorro. Polícia. é uma reportagem em quadrinhos que não tira conclusões. Seu objetivo é mostrar o quão problemática é a situação e que não existem soluções rápidas. Mas uma coisa fica clara, não se pode culpar o policial, pois ele é um dos que mais sofre com a Polícia Militar.
A obra tem 160 páginas, e custa 39,90 no site da Editora Draco.

A Editora Draco também estará no 10º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (30 de maio a 3 de junho – na Serraria Souza Pinto), no estande 4, com todo seu catálogo e mais dois lançamentos: Socorro! Polícia! e o também cyberpunk Cangaço Overdrive.


Nenhum comentário: