quarta-feira, 9 de maio de 2018

Exposição de Yara Tupynambá em Sete Lagoas - MG

Foto: Barbara Raso

A Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Sete Lagoas e o Instituto Yara Tupynambá, apresentam a mostra de artes plásticas, “ MINAS YARA” Exposição de Gravuras e acervos particulares de colecionadores da artista Yara Tupynambá.

A mostra apresenta trabalhos de diversas fases da artista, conhecida e respeitada internacionalmente, cuja produção ininterrupta, ao longo de sete décadas, gerou registros de rara beleza, valor histórico e cultural. Para esta exposição, a curadoria optou por um recorte com foco nos trabalhos relacionados à memória e ao imaginário popular, além das manifestações tradicionais, religiosas e expressões do cotidiano da artista.

As moças nas janelas, os vasos de flores vistos do interior ou do exterior da casa, a religiosidade e a historicidade retratadas através das imaginárias, dos personagens de nossa história e das representações culturais e religiosas, a arquitetura colonial e a diversa flora das Minas Gerais marcam presença na mostra, demonstrando a diversidade consistência da produção artística de Yara Tupynambá. A partir do imaginário da artista, arlequins, pierrôs e mágicos materializam magia e beleza. O “Pequeno Mágico”, que integra esta exposição é a representação do encantamento pela magia do circo e seus personagens, com suas cartolas
por onde saem pássaros e flores que brotam do peito do ilusionista. “Este   é   o   mundo   mágico   que sonhei   na   infância   e   que   agora transporto para as telas”, diz Yara Tupynambá.

Surgida no século XI, a gravura é a mais antiga técnica de reproduzir imagens e a mais democrática das artes plásticas porque permite a reprodução de imagens criadas por artistas, numeradas e autenticadas. Sua assinatura é a lápis, pois sua tradição é gráfica e, ao lado da mesma vem uma numeração que indica a tiragem e o número daquela gravura.
Yara Tupynambá, com uma longa carreira de gravadora, indo da xilogravura, passando pela litografia e serigrafia edita, agora, seu trabalho pelo processo de giclée, que é o que há de mais novo em termos de impressão.

Aluna de Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi, bolsista do Pratt Institute em nova York, participou de diversas bienais e mostras em diversos países na América do Norte, Europa e Ásia.

Curadores: Clarice Fonseca, Dmtrius Cotta, José Theobaldo Junior, Kaili Oliveira

Visitas:
8h às 17 horas, de Segunda a Sexta Feira
De 18 de maio até 29 de junho 2018
Visitas guiadas: Atendimento especial para escolas, ONGs, grupos organizados, etc. com mediadores.

Entrada Franca

Casa da Cultura ¨Francisco Timóteo Pereira¨
Av. Getulio Vargas, 91 – Centro - Sete Lagoas/ MG
galeriamyralda@gmail.com
Tel.:  031 3773 5687

Coletiva de imprensa:
Dia: 17/05/18, às 19h
Local: auditório Casa da Cultura (Av. Getúlio Vargas, 91 – centro – Sete Lagoas- MG)
Confirmação de presença: Elaine Loures (31) 99130-2791 ou elaineloures@yahoo.com.br
Abertura para convidados: 17/05/18, às 20h

Nenhum comentário: