sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Efeito HQ é novo livro on-line da dupla Sonia Luyten e Jal

Divulgação

Problemas com matemática na sala de aula? Aplique Efeito HQ! Problemas de violência no colégio? Aplique Efeito HQ! Problemas com a criatividade de seus alunos? Aplique Efeito HQ!

A proposta do livro, lançado dentro da premiação do 29º Troféu HQMIX ocorrida no último domingo (17), é para que os professores e educadores consigam um melhor desempenho de seus alunos em qualquer disciplina na escola.

A professora Dra. Sonia Luyten e o cartunista José Alberto Lovetro (JAL), autores do livro, se basearam em pesquisas dentro de escolas públicas e particulares nos últimos anos com uma resposta de mais de 10% de evolução dos alunos na absorção de conteúdo de qualquer matéria.

Para alunos que demonstram pouco interesse nos estudos, essa percentagem sobe de 30% a 100% de evolução. Isso acontece porque a linguagem dos quadrinhos e humor gráfico é próxima ao entendimento de crianças e jovens.

“Há uma aproximação entre professor e aluno e uma atitude positiva ao ensino, o que resulta em um aproveitamento eficaz e superior dos estudantes na sala de aula. Qual o custo de implantação? Zero. Apenas papel e lápis e uma orientação aos professores que passam para os alunos”, explica o cartunista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, JAL.

A professora e doutora em comunicação, Sonia Bibe Luyten, pioneira na implantação do estudo de editoração de quadrinhos na Escola de Comunicações e Artes da USP em 1972, teve experiências internacionais sobre o tema em suas aulas por sete anos em universidades japonesas e mais sete anos em universidades da Europa, diz:

“A linguagem dos quadrinhos é mágica e a melhor ferramenta para se conseguir a atenção das crianças e jovens no ensino. Fora do Brasil já é uma prática bem desenvolvida. Esperamos anos para publicar esse livro para ser o mais simples possível para o entendimento dos professores”.

A ideia de ser colocado gratuitamente para professores e educadores, veio depois de uma experiência que os autores tiveram dentro de duas escolas da periferia de São Paulo cedidas pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo anos atrás.

“Foram três meses explicando aos diretores, professores e alunos para aplicarem exercícios com a linguagem dos quadrinhos para os problemas que enfrentavam na sala de aula. Com isso, vimos as dificuldades que os professores têm na prática e mudamos nossa ideia de publicação. Haviam várias editoras interessadas em publicarem de forma impressa, mas pensamos que para melhorarmos imediatamente o ensino no País é necessário facilitar de todas as formas esse processo”, completa JAL.

“Dessa forma virtual, estamos lançando um livro vivo e up-to-date, pois na relação com os professores e suas experiências práticas, podemos mexer e atualizar o conteúdo a qualquer momento”, lembra Sonia Luyten.

Para educadores e professores baixarem gratuitamente o livro basta se inscreverem no site www.efeitohq.com. Haverá também um caderno de exercícios prático disponibilizado para que possa ser baixado e reproduzido para uso com os alunos na sala de aula. Será liberado o uso não comercial desse material para facilitar o trabalho de implantação pelos professores. Os inscritos serão avisados sobre a ampliação do livro e troca de experiências práticas entre eles por todo Brasil. 

Nenhum comentário: