sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Cultura do Cordel será homenageada em Histórias em Quadrinhos


“Em tempos obscuros de preconceito crescente e de diluição de direitos conquistados, nossas raízes culturais podem ser uma fonte de luz. Vamos regá-las!”. É assim que o professor de história e quadrinista Arnaldo Junior inicia a apresentação de seu novo projeto. A proposta do álbum “Cospe Fogo!” é trazer para os quadrinhos o imaginário do Cordel, valorizando a cultura brasileira.
A coletânea de quatro histórias foi desenvolvida em parceria com o também quadrinista Cordeiro de Sá (três vezes indicado ao troféu HQMIX, pelas coletâneas RPHQ 1 e 2 e pela graphic novel Malu).

O álbum será preto e branco, 21 x 29,7cm com 32 páginas, capa cartonada colorida e terá dois textos de Arnaldo quadrinizados por Cordeiro e dois textos de Cordeiro quadrinizados por Arnaldo.

A capa será assinada por Camilo Borges Junior e Analídia Ferri e Andrea Rabello, respectivamente jornalista e pedagoga, elaboraram textos de apresentação que contextualizam e complementam a obra, que também conta com uma rápida participação de Renato Andrade.

Nesse universo revisitado, em meio a textos poéticos e artes experimentais, surgem lobisomens, cangaceiros, mulheres fortes, príncipes, bruxas, sereias, agricultores, coronéis, encontros com santos e com o diabo e até um dragão flamejante. O clima vai do terror à comédia, passando por romance e aventura.

“Fiquei muito feliz com o convite para participar da ‘Cospe Fogo!’. Tanto em texto, quanto em arte, o trabalho exigiu boa pesquisa e o desafio se soma à liberdade de criação proporcionada pelos quadrinhos alternativos”, comentou Cordeiro.

Contudo, a obra só será impressa se Arnaldo conseguir adesões em seu projeto de financiamento coletivo. Para colaborar e garantir o recebimento do álbum de quadrinhos em casa, ou até outras recompensas.

Os interessados podem entram visite a página do projeto no Catarse e escolher sua faixa de contribuição. Depois, é espalhar a notícia e torcer para que mais gente agregue valor à campanha.

Segundo Arnaldo, “essa foi a alternativa encontrada para um projeto tão cheio de brasilidade sair da gaveta e ganhar as prateleiras, O financiamento coletivo é interessante porque a gente não depende de governo, nem de grandes patrocinadores. Vai juntando um pouquinho de cada um e, no final, todo mundo fica feliz!”.

Fonte: ImpulsoHQ. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: