sábado, 14 de janeiro de 2017

SITE QUADRO POR QUADRO – HQS PARA DEFICIENTES VISUAIS


O Quadro por Quadro é um site de histórias em quadrinhos acessíveis, cujo objetivo é divulgar histórias em quadrinhos e tirinhas.

SOBRE A AUTORA
Descrição: Vanessa é baixinha (1,50 m), gordinha, tem cabelo comprido, preto e liso, olhos castanhos e amendoados, lábios e nariz finos e rosto redondo.
Olá! Meu nome é Vanessa Sayuri Fugimoto, sou paulistana, descendente de japoneses, formada em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi e trabalho como editora de livros digitais acessíveis (Daisy), desde 2012. Gosto muito de ler histórias em quadrinhos (principalmente da Turma da Mônica), tirinhas, “graphic novels”, ler livros e ver séries. Me interesso muito pela acessibilidade, gosto muito de descrever imagens e meu sonho é trabalhar como editora de histórias em quadrinhos (HQs) acessíveis.

HISTÓRIA DO QUADRO POR QUADRO
Criei o Quadro por Quadro depois de conversar com alguns clientes/colaboradores (deficientes visuais) do local onde trabalho. Eu sempre comentava que gostava muito de ler histórias em quadrinhos, e a maioria das pessoas disseram que só leram quadrinhos quando eram crianças, e outras somente quando haviam pessoas disponíveis ou dispostas a ler as revistinhas para elas. Mas uma pessoa me chamou atenção, pois ela nunca havia lido uma HQ, ou seja, ela não tinha como opinar se gostava ou não de quadrinhos. Ela também comentou que achava quadrinhos “coisa de criança”, portanto, nunca procurou conhecer muito sobre o assunto.
Foi com a intenção de mudar este cenário que eu decidi criar o Quadro por Quadro. De acordo com o IBGE (2010), há cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil. Sendo que, deste total, 5,9 milhões possuem baixa visão e outras 506 mil são totalmente cegas, representando mais de 3% da população brasileira. E de acordo com o site da Fundação Dorina Nowill para Cegos, eles possuem um catálogo com mais de 5 mil livros acessíveis, porém, apenas sete destes livros são de histórias em quadrinhos.
Apesar do público-alvo ser pessoas com deficiência visual, eu pretendo tornar este site acessível para todos. Portanto, qualquer sugestão, crítica ou elogio serão bem-vindos!

SOBRE AS DESCRIÇÕES
As descrições são feitas de acordo com a NOTA TÉCNICA Nº 21/2012 do MEC, procurando sempre descrever apenas a imagem, sem interpretações, para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões. Contudo, irei me orientar de acordo com as sugestões e opiniões dos leitores, quando possível. Fonte: http://www.quadroporquadro.com/

Nenhum comentário: