quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Lançamento - BioCyberDrama Saga - Edgar Franco e Mozart Couto - Editora UFG


A primeira edição do álbum “BioCyberDrama Saga” foi lançada em agosto de 2013 pela Editora UFG, por tratar-se de uma obra densa com quadrinhos autorais, em menos de dois anos foi esgotada.  A obra, uma edição luxuosa, com mais de 250 páginas, formato próximo do A4 e sobrecapa especial, foi uma iniciativa inédita de uma editora acadêmica brasileira que a publicou como parte de uma coleção de livros de arte, chamada “Artexpressão”, reconhecendo no âmbito da universidade os quadrinhos autorais como legítima expressão artística.
Se você ainda não teve oportunidade de conhecer o material, imagine um futuro em que a transferência da consciência humana para chips de computador seja algo possível e cotidiano, quando milhares de pessoas abandonaram seus corpos orgânicos por novas interfaces robóticas. Imagine também que neste futuro hipotético a bioengenharia tenha avançado tanto que permita a hibridização genética entre humanos, animais e vegetais, gerando infinitas possibilidades de mixagem antropomórfica, seres que em suas características físicas remetem-nos imediatamente às quimeras mitológicas. Nesse contexto ficcional as duas “espécies pós-humanas” tornaram-se culturas antagônicas e hegemônicas disputando o poder em cidades-estado ao redor do globo, enquanto uma pequena parcela da população – uma casta oprimida e em vias de extinção -, insiste em preservar as características humanas, resistindo às mudanças.
A Nova Edição do Álbum
Após a primeira edição de BioCyberDrama Saga esgotar-se veio o convite da Editora UFG para o lançamento de uma segunda edição. Para essa nova edição Mozart Couto desenvolveu um epílogo de dez páginas narrando poeticamente um fato importante da saga. A nova obra inclui também um longo texto de apresentação da segunda edição escrito pelo Edgar Franco e no qual inclui citações de 15 resenhas feitas pela imprensa especializada sobre o álbum.
A segunda edição apresenta um álbum em formato A4, com 280 páginas e capa dura, inclui a saga completa em quadrinhos, além de uma descrição detalhada do universo ficcional da “Aurora Pós-humana”, criado por Edgar Franco e ainda um making of do trabalho nos anexos, com artes do processo criativo da obra, por Mozart Couto.
A HQ presente no álbum é dividida em III partes. A primeira delas, foi publicada em álbum pela editora paulistana Opera Graphica, com ótima recepção do público e crítica especializada. Tendo sido indicada aos prêmios HQMIX de melhor roteirista (Edgar Franco) e melhor edição especial nacional de 2003. A obra recebeu o prêmio Ângelo Agostini de melhor desenhista de 2003, concedido a Mozart Couto. Em 2013 a Editora UFG publicou a edição completa da obra com as 3 partes da saga, e agora, nessa segunda edição de 2016, além da obra completa foi incluído o epílogo inédito.
A edição esta a venda por R$: 60,00. Clique aqui para compra direto no site da Editora UFG.
Sobre o Press release. Fonte: ZineBrasil. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: