sábado, 1 de outubro de 2016

Festival Outubro Literário - Indaiatuba - SP - SECULT


PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

De: 3 a 30 de Outubro : Exposição do 9º Concurso Cultural da TURMA DO GABI – Desenho
Foram selecionados 112 trabalhos
Coordenação: Moacir Torres - Dias: de 2ª a 6ª
Horário: das 8h as 12h / das 13h as 17h
Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella
Nesta edição o concurso teve como tema “Olimpíadas” e recebeu 230 desenhos de crianças de 9 a 14 anos de vários estados brasileiros como: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio de janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul.
Entrada gratuita

 Dia 07: ESCRITAS DAQUI E DALI
Local: Tulha do Casarão Pau Preto - Horário: 20h - Encontro dos escritores Antonio da Cunha Penna e Cecílio Elias Neto para um bate-papo com a platéia.
DAQUI terá a participação do renomado escritor local, Antonio da Cunha Penna, autor de diversos livros sobre a cultura da cidade. Sua mais recente obra, “Tipos Notáveis da Popularidade – e algumas histórias mal contadas”, é um sucesso local. Reúne histórias de forma “hilariante e deliciosa de gente do povo. Gente comum, ou nem tanto....páginas de puro gozo literário”. Penna já publicou “Só doi quando dou risada” (crônicas) e “Nos tempos do bar Rex” (histórias do cotidiano) e foi vencedor, em 1998, do Mapa Cultural Paulista na categoria contos.
DALI terá como convidado outro escritor típico da nossa região, Cecílio Elias Neto, de Piracicaba, cronista que tem se consagrado também pelo estilo peculiar e bem humorado de contar as histórias de sua cidade. Sua obra mais conhecia, com mais de 40 mil exemplares vendidas, é “Diário Caipiracicabano”, que registra e resgata o modo peculiar de falar da população dessa cidade. A obra tem tanta importância que esse “dialeto” foi considerado patrimônio cultural imaterial de Piracicaba. Entre outros livros, escreveu também “Isto e meu corpo” e “Miserere Mei, meu amor”.
A junção desses dois renomados contadores de histórias populares certamente se transformará em um acontecimento marcante para a divulgação da literatura em nossa cidade.
Entrada gratuita
 Dia 08 : FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Local: Praça Dom Pedro II - Horário: das 9h as 12h
Já tradicional na cidade, a Feira de Troca de Livros é uma ótima oportunidade para quem gosta de ler e quer renovar a estante sem gastar nada. Basta trazer um livro de literatura e trocar por outro de interesse que esteja disponível. Há sempre opções interessantes para todas as faixas etárias.
Entrada gratuita
 Dias 08 e 22 : CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Com os escritores: Kimberly Christie, Victor Lobato e Adriana Foltran
Local: dia 8 na Praça Dom Pedro II e dia 22 no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Horário: 10h30
Oralidade de histórias brasileiras com fantoches .
A inserção do projeto na programação do Outubro Literário, onde ele teve início, visa fortalecer e estimular as pesquisas do mesmo. Tal como promover a apreciação, o encontro e o encantamento do publico infantil pela literatura e a tradição da oralidade.
Entrada gratuita
Dia 08: “PALHAÇO TEM CONCERTO?” com a ORQUESTRA SINFÔNICA DE INDAIATUBA
Orquestra de Indaiatuba tem convidado inusitado para o concerto do mês das crianças
Regência: Paulo de Paula - Local: Sala Acrísio de Camargo - Horário: 19h
O público que comparecer ao teatro do CIAEI no dia 08 de outubro às 19 horas, vai se surpreender com o inusitado programa da Orquestra de Indaiatuba. Dedicado ás crianças, o concerto trará além de obras de compositores como Mozart, Albinoni e Carlos Gomes, a presença de um palhaço! Divertindo a todos com seus tropeços, tombos e caretas, o palhaço AZEVEDO pretende ir além, promete presentear a plateia tocando violoncelo. Para realizar essa divertida ousadia, a Orquestra de Indaiatuba convidou o músico, ator e palhaço Mauro Braga. Formado em música popular pela UNICAMP, Mauro também se dedica a mais de uma década a arte da palhaçaria, tendo estudado com mestres do Brasil, Argentina, Itália e México. O dialogo entre música e cena representa um refinado desafio para toda a Orquestra, que sem perder a concentração na execução musical deverá interagir com o divertido convidado. Da mesma forma, o querido palhaço AZEVEDO precisará ganhar a confiança dos músicos e do Maestro para atingir seu objetivo: ser o grande solista da noite. Já o respeitável público não terá preocupação. Apenas a garantia de boa música e muita diversão. Entrada gratuita
Dia 08 : “MÁRMORES” com o Grupo de Teatro Estrada
Direção: Paloma Dourado - Local: Espaço Cultural Estrada -Horário: 20h
A estréia do espetáculo “Mármores”, em comemoração aos 20 anos do Grupo de Teatro estrada ocorreu no dia 03 de Setembro e em todas apresentações contou com a casa cheia. E, nesse sábado dia 08 de Outubro, o Grupo Estrada fará mais uma apresentação de “Mármores” para a população de Indaiatuba totalmente gratuita em parceira com a Secretaria de Cultura de Indaiatuba e Prefeitura Municipal de Cultura.
“Mármores” foi escrito no ano de 2013 pela dramaturga e diretora do Estrada, Paloma Dourado. No entanto, somente no início de 2015 é que a peça começou a ser estudada para a montagem. “Atores, direção, sonoplastia, cenografia e iluminação dialogaram com o texto e deram forma ao espetáculo "Mármores". O tema também possibilitou à reflexão do Grupo acerca do abuso sexual contra crianças e adolescentes , além de coleta de dados estatísticos de diversos setores públicos”, afirma Paloma Dourado. O Grupo de Teatro Estrada apresenta seu novo trabalho com pesquisa de linguagem explorada pelos atores através das provocações da dramaturgia e direção construídas com base em Samuel Beckett e do Teatro da Morte, com Tadeuz Kantor. “A linguagem é repensada por meio da palavra, dos espaços e imagens que criam signos e símbolos através das ações cênicas, sonoplastia e iluminação. O tempo não existe e a realidade é fluída para os personagens”, explica a diretora. Entrada gratuita
 Dias 10, 11, 17 e 18: POESIA EM TRÂNSITO
Poesia em Trânsito coloca, de fato, a poesia em meio ao trânsito. Leva a poesia para dentro dos ônibus em um dia comum. Artistas indaiatubanos, das áreas da literatura, música e teatro, recitam poemas durante os trajetos dos ônibus da cidade. Os passageiros pegos de surpresa muitas vezes interagiram com entusiasmo e recitaram poesias também. Muitos tem sido os sorrisos e agradecimentos. Sentimos que a atividade tem cumprido com sua missão de proporcionar uma ruptura no cotidiano e inserir nele um pouco de arte e sensibilidade. Os poetas serão: Fábio Pimenta, Kimberly Christie, Victor Lobato, Marcus Mazieri, Pamella Martelli e Bruna Biasi. E os suplentes: Diego Angelini e Claudia Itami.
 Dia 12: CINE CAMERATA com a CAMERATA FILARMÔNICA DE INDAIATUBA
Direção Artística e regência: Natália Larangeira - Direção Cênica: Gerê Canova
Participação especial: Alunos da oficina de Teatro da Prefeitura e Coral infanto-juvenil da OngManaem - Local: Sala Acrísio de Camargo -Horário: 20h
Espetáculo produzido pela Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba (ACAFI) especialmente para as comemorações do dia das crianças. As mais célebres trilhas sonoras dos clássicos infantis serão interpretadas pela Camerata Filarmônica de Indaiatuba. A direção cênica está a cargo de Gerê Canova, que juntamente com os atores da Oficina de Teatro da Prefeitura Municipal de Indaiatuba farão as dramatizações das cenas dos filmes. O espetáculo conta ainda com a participação especial do Coro infanto-juvenil da Ong Manaem, instituição parceira da ACAFI.
 Dia 14: SARAU LITERÁRIO E SERESTA DAS LETRAS
Local: Coreto da Praça Prudente de Morais - Horário: 19h
O “Sarau” consagrou-se como um espaço democrático de manifestação literária dos escritores da cidade, assim como dos amantes das diversas vertentes da escrita, principalmente a poesia. Já foi realizado em praça pública e ultimamente vinha acontecendo no Casarão Pau Preto. Já teve a curadoria de Monica Kimura, Guilherme Salla e Wladimir Soares. O “Seresta das Letras” vem reunindo poesia e música de qualidade, com um grupo fixo de cantores (KikaBaldeseirine e Nau Martins) e declamadores (Celso Falaschi, Victor Lobato, Bruna Biasi, Monica Kimura e Marina Costa como fixos, além das participações de Adriana Foltran, Sabrina Kimura e Miriam Yoshida). Para este mês realizaremos um grande SARAU em praça pública, reunindo todos os participantes do “Seresta das Letras”, e poetas-escritores e declamadores como Guilherme Salla e Antonio da Cunha Penna.
 Dia 15 : FINAL DO FESTIVAL DE ROCK DE INDAIATUBA
Apresentação das 10 bandas classificadas e DEAD FISH - Local: Concha Acústica do Parque Ecológico - Horário: a partir das 15h
Dia 16: CORPORAÇÃO MUSICAL VILA LOBOS - Regência: Samuel Nascimento de Lima
Local: Sala Acrísio de Camargo - Horário: 10h
 Dia 16: BIG BAND JAZZ SINFÔNICA - Regência: João Mauricio Galindo - Local: Sala Acrísio de Camargo - Horário: 18h
Dia 22: “ENFIM SÓS” show musical com Mario Manga e Carlos Careqa - Local: Sala Acrísio de Camargo - Horário: 20h
Apresentação musical de vanguarda, com músicas que misturam amor, humor e paixão.
Carlos Careqa já conhecia Mario Manga desde os fabulosos anos 80, onde a boa música não tocava em nenhum lugar, somente nas boas casas do ramo. Mário Manga é fundador e membro da banda "Premeditando o Breque", um dos pilares da chamada "Vanguarda Paulista". Com essa banda, lançou 6 discos e alguns sucessos como São Paulo, São Paulo, Lua de mel em Cubatão, Fim de semana, Marcha da Kombi, Balão Trágico e Rubens entre outros. Carlos Careqa compõe, canta, produz e faz o diabo no palco. Só quem já viu pode dizer. Um verdadeiro poeta cantando a nova música brasileira. Nesse show, os dois músicos se juntam para interpretar canções próprias que misturam, amor, humor e paixão.Violões e violoncelo ajudam a dupla nessa deliciosa tarefa.
Repertório: Rubens, São Paulo - São Paulo, Padaria, Fim de semana, Lua de Mel em Cubatão, Acho, Ser igual é legal, Time/tempo, Lingua de Babel, Calma Alma...
Entrada gratuita
 Dia 22 : “CONECTADOS” com o Grupo de teatro Fântaso
Direção: Márcio Guimarães -Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol - Horário: 20h
Entrada gratuita
 Dia 29: “PALEOLÍTICO” espetáculo lítero-musical que aborda a evolução humana desde a antiguidade
Com os artistas: Fábio Pimenta, Bruno Cesar, Adriana Foltran, Sabrina Kimura e Airton Sobreira.
Cenários: PhelippeNeto -Músicos: Gilton e Marcola -Filmagem: Robson Fernandes
Local: Sala Acrísio de Camargo -Horário: 20h
Como homo sapiens existimos há aproximadamente 100 mil anos, mas somente há 40 mil anos começamos a usar as primeiras ferramentas. Será que aprendemos alguma coisa durante todo esse tempo?O que mais intriga a humanidade é o mistério. Saber de onde e por que surgimos no mundo e como este surgiu também. Questionam aos homens da ciência e religiosos, mas, por que não conhecer também o pensamento dos poetas...?
Entrada gratuita

 Dia 29: PRÊMIO LITERÁRIO ACRÍSIO DE CAMARGO 

Anúncio dos vencedores de 2016 - Local: Sala Acrísio de Camargo - Horário: 20h -Entrada gratuita

OFICINAS 
ESCREVER BEM (com Edson Cruz) Oficina para despertar o gosto pela escrita e o hábito de escrever bem. - Dia 22 de outubro  - Horário: das 9h as 12h - Vagas: 20 - Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella - Inscrição: apresentação do RG e doação de 1 lata de leite em pó
ATIVAÇÃO POÉTICA (com Victor Simões Lobato) Oficina de poesia para crianças, incluindo leitura, escrita, audição e canto.  - Oficina para alunos da EE Dom José de Camargo Barros e CRAS do Oliveira Camargo
VIVÊNCIAS LITERÁRIAS (com Mônica Kimura e Celso Falaschi ) Oficina de Literatura para alunos e professores de Ensino Médio  - Oficina a ser realizada com alunos da EE Helena de Campos Camargo.
Maiores Informações: (19)3875.6144 / (19) 3894.1867

Nenhum comentário: