quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Catarse - Projeto Lucy In The Sky - Israel Maia


Lucy in the Sky é uma História em Quadrinhos bilíngue de 48 páginas (24 de história + 24 de extras), onde, com seu lindo traço e cores vivas, o artista Israel Maiaadapta de forma livre a canção Lucy in the Sky with Diamonds, da banda The Beatles. Através de uma narrativa visual sem o recurso dos balões, a história descreve a jornada de Julian, um jovem rapaz que de repente acorda dentro de um bote em um rio que atravessa um mundo fantástico. Entre diversos encontros inusitados, ele se vê em uma jornada atrás de Lucy, uma garota com um olhar encantador.
O volume será impresso no formato 21 x 28cm, com 48 páginas de pura fantasia. O interior será todo colorido em papel couché 120g/m² e a capa cartonada. Por se tratar de um quadrinho sem falas, toda a narrativa ficou por conta da expressiva e dinâmica sequência de quadros e personagens de Israel, que tornam a história ainda mais emocionante.
Israel Maia (www.facebook.com/tintanaveia) é graduado em Artes Visuais pela PUC-Campinas. Desde os quinze anos estuda quadrinhos, mangá e a arte do graffiti. Em 2005, criou sua própria marca, a Tintanaveia, que produz grafite, quadrinhos e ilustrações.
Em 2012 ganhou o prêmio Ireno José Guimarães com o quadrinho Sophia e em 2013 publicou um “passo a passo” de uma ilustração pintada tradicionalmente (o how to make incluía character design, nanquim e pintura usando técnicas tradicionais) para o guia britânico Beginner’s Guide to Creating Manga Art, da editora 3DTotal Publishing. Atualmente, tem trabalhado bastante com animação e está produzindo um documentário que por enquanto é segredo e esperando a filhota Olívia, que chega em dezembro.
Israel deixou a edição e campanha do projeto nas mãos do Studio Magenta. O Studio é uma iniciativa da Ânima Academia de Arte, de Campinas, para unir artistas, professores e alunos e desenvolver trabalhos de ilustrações e quadrinhos tanto autorais quanto comerciais (www.facebook.com/studiomagenta.art). Para viabilizar o projeto, foi utilizado o financiamento coletivo através do Catarse, um site que reúne projetos em diversas áreas com diversos fins com o intuito de expor essas ideias às pessoas que tenham interesse em financiá-las. Ele funciona a partir de uma meta, que é obtida através da venda de recompensas. Uma vez que a meta é atingida, o projeto se torna realidade; caso contrário, o Catarse devolve o dinheiro sem ônus ao financiador. O financiamento coletivo irá cobrir os custos de impressão, as recompensas e o envio dos livros aos apoiadores, além dos 13% que o Catarse cobra em cima de todos os projetos caso eles atinjam a meta proposta. Em geral, o custo de impressão é o que impossibilita muitos projetos de seguirem o caminho até os leitores. Aos interessados, o link do projeto no Catarse éwww.catarse.me/LucyInTheSky.
Para outras informações, o endereço do Studio Magenta é R. Coelho Neto, 190 – Vila Itapura, Campinas/SP – telefone (19) 3342-2992 – e-mailstudio@anima.art.br. Fonte: Kleberpatricio

Nenhum comentário: