segunda-feira, 4 de julho de 2016

Ocupação Glauco, em São Paulo, conta com debates e outras atrações

Divulgação

O cartunista Glauco Villas Boas é o homenageado da 30ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, em cartaz na sede do instituto (Avenida Paulista, 149), em São Paulo/SP, entre os dias 9 de julho e 21 de agosto de 2016. Reunindo tanto tiras inacabadas quanto obras finalizadas, a exposição coloca em evidência os personagens, a personalidade e o processo criativo do artista, criador Geraldão, Dona Marta, Casal Neuras, Zé do Apocalipse, Doy Jorge e outros.
A mostra ainda contempla a produção de charges políticas de Glauco e traz depoimentos em vídeo de parentes e parceiros do autor – como Angeli e Laerte, nomes já homenageados pelo programa em 2012 e 2014, respectivamente.
A programação paralela conta com a série de debates Caminhos da HQ e com a Banca de Quadrinhistas – espaço em que artistas, coletivos, selos e instituições podem mostrar seu trabalho ao público.
Os debates ocorrem todas as quartas-feiras do período da mostra, sempre às 20 horas. Confira abaixo.
6 de  julho: Viver os Quadrinhos, com Marcatti e Klebs Junior – Quais são as possibilidades para quem se propõe a trabalhar com quadrinhos no Brasil? Conheça a experiência de dois quadrinhistas nesse sentido.
13 de julho: HQs em Rede, com Carol Rosetti e Fábio Coala – Artistas que cultivam redes, principalmente em torno de uma produção online. Qual é a relação deles com o público e até que ponto esse contato influencia as suas criações?
20 de julho: A Realidade nas HQs, com Alexandre de Maio e Daniel Esteves – O jornalismo em quadrinhos de Alexandre de Maio e a utilização de elementos históricos nas produções do roteirista Daniel Esteves.
27 de julho: Representatividade e as HQs, com Ana Recalde e Marcelo D’Salete – Raça e gênero são questões que envolvem toda a sociedade e estão cada vez mais presentes nos quadrinhos. A roteirista Ana Recalde é editora de um selo de HQs feitas só por mulheres, e D’Salete aborda a questão do negro em suas obras.
Para saber mais sobre a Banca dos Quadrinhistas ou participar, clique aqui. Fonte: UHQ. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: