segunda-feira, 18 de julho de 2016

Folclore Brasileiro Inspira Mangás de Quadrinhista Pernambucano


Desde criança, o pernambucano Odoberto Lino sempre alimentou o sonho de ser quadrinista. No entanto, como sétimo filho de uma casa humilde, precisava primeiro pensar em alimentar a própria família. “Tive que pausar meu sonho por muitos anos até me estabilizar financeiramente. Então foi a hora de correr atrás”. Hoje, aos 33 anos – três dos quais já quadrinista independente – os sonhos são outros. Pretende ultrapassar o espaço da internet e publicar Folclorianos, sua principal obra, em um encadernado de lombada quadrada até o fim de 2016.

Folclorianos é um mangá, escrito e desenhado pelo pernambucano e publicada em abril de 2015. A história mistura humor e ação, com um clima interiorano delicioso e a presença de diversos mitos brasileiros. A história começa quando o saci rouba as roupas de João, um menino da roça que fazia de tudo para conseguir arrastar Margarida para o seu banho de rio. O menino acaba sendo escorraçado pelo Coroné, pai da mocinha, e se perde no meio do mato. Cabe ao saci e seu amigo curupira encontrarem o “moleque orelhudo” para evitar que uma brincadeira acabe pior do que deveria.

Nessa entrevista exclusiva ao Colecionador de Sacis, Odoberto explora a relação entre brasilidade e folclore; defende que nossa cultura popular sirva como inspiração, não como camisa de força para os artista e conta sobre seus futuros projetos. Incluindo as histórias de Luis, o Filho do Padre – que herdou os poderes de uma mula-sem-cabeça, e pincela o que esperar de Bambulândia – a terra dos sacis.

“A origem do saci que mais me chamou a atenção é a que Deus tirou sua perna para fazer a saci-mulher. Bem bíblico, né? O saci em Folcorianos tem essa origem. Ele não é desse mundo, mas de um universo paralelo ao nosso que tem como porta dimensional os bambuzais”. Veja o texto completo  AQUI. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: