sexta-feira, 24 de junho de 2016

4º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego - Fundação Espaço Cultural da Paraíba


Estimular a produção de desenhistas paraibanos e, ao mesmo tempo, projetar a Paraíba no cenário nacional. Estes são alguns dos objetivos do 4º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, cujo edital de seleção será lançado nesta sexta-feira (3) pelo Governo do Estado, por meio da sua Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Em seu novo formato, o edital possui mais uma meta, que é apresentar a produção de escritores e quadrinhistas do Nordeste brasileiro, já que o tema será a vida e obra destes.
O período de inscrição vai de 3 de junho a 8 de julho e a divulgação do resultado será feita no dia 15 de julho. Serão selecionadas 200 obras para serem expostas a partir de 12 de agosto, durante a realização da segunda edição do “Quadrinhos Intuados”.
Premiação - Serão premiadas três obras entre as selecionadas, usando-se como critério a excelência técnica e a criatividade. As premiações serão divididas nas categorias “Cartum”, “Charge, caricatura e ilustração” e “Tira e HQ (uma página)”, devendo receber o valor de R$ 2 mil cada ganhador. O resultado da premiação será divulgado na abertura da exposição.
Com exceção de alguns nomes mais conhecidos, como Ariano Suassuna e o próprio Zé Lins, pouco se sabe sobre a literatura e os quadrinhos do Nordeste e muitas vezes nem os próprios nordestinos conhecem a obra local. Daí a justificativa para a escolha do tema. “Como o Salão pela primeira vez fará parte do Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos, a temática escolhida se adequa muito bem ao restante do evento. Mas a maior diferença das edições anteriores talvez seja a proporção que a exposição deve tomar, pois ao contrário do que acontecia antes, quando eram selecionadas cerca de 20 obras, dessa vez serão dez vezes mais e 200 trabalhos estarão expostos ao lado da Gibiteca Henfil durante um mês”, revela Thaïs Gualberto, coordenadora de Quadrinhos da Funesc e idealizadora do Salão.
Como se inscrever - Todas as obras inscritas deverão ter alguma relação com a vida ou a obra de escritores, cartunistas, chargistas, desenhistas e caricaturistas da região Nordeste do Brasil. As obras que não preencherem este requisito serão desclassificadas. Entre todos os participantes do 4º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, três serão premiados. A abertura do Salão de Humor integrará a programação do 2º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos – Quadrinhos Intuados. As inscrições podem ser enviadas pelo e-mail funesc.quadrinhos@gmail.com.
Artistas profissionais e amadores podem inscrever trabalhos que não tenham sido premiados até a data de encerramento das inscrições. Cada candidato poderá inscrever até três obras de sua autoria, assinadas. A ficha de inscrição deverá ser preenchida corretamente, assinada e digitalizada. Caso a obra seja premiada, a apresentação dos seguintes documentos é imprescindível para o recebimento do prêmio: Cópias RG, CPF, PIS/PASEP/NIT, comprovante de residência, comprovante de conta bancária: banco, conta e agência, Certidões Negativas de tributos federal, estadual e municipal e declaração atestando não conter vínculo empregatício com o Governo do Estado da Paraíba. As obras inscritas devem ter as seguintes dimensões: 297 x 420 mm (tamanho A3) e resolução de 300 DPI. Trabalhos em tamanhos menores serão desclassificados automaticamente.
Serviço
4º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego
Período de inscrição: 3 de junho a 8 de julho de 2016
Divulgação do resultado: 15 de julho de 2016
Período da exposição: 12 de agosto a 11 de setembro de 2016
Inscrições e informações por e-mail: funesc.quadrinhos@gmail.com
EMT - Divulgação

Nenhum comentário: