quinta-feira, 12 de maio de 2016

Evento - Bienal de Quadrinhos de Curitiba - PR


Gibicon agora se chama Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Esta foi uma das novidades apresentadas na noite da última segunda-feira (9) durante a cerimônia de lançamento da edição 2016 do evento, na Gibiteca de Curitiba, que acaba de voltar ao seu espaço original.
Com presença do prefeito Gustavo Fruet, do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, e outras autoridades, a quarta edição do festival de quadrinhos, que acontece no MuMA entre 8 e 11 de setembro, apresentou seus primeiros 31 convidados (veja lista completa abaixo). Entre eles estão LaerteJaguarQuintanilhaRafael Sica e Benício, que, homenageado da edição, terá uma exposição de seus trabalhos originais.
Os artistas estrangeiros Power Paola (Equador), Rutu Modan (Israel) e Troche (Uruguai) também estão confirmados. Foram anunciadas, ainda, novidades como a feira de HQs, que ocupará um espaço de 1 mil metros quadrados no MuMa, o prêmio Claudio Setto, a Gibikids, espaço destinado às crianças, o Palco Ocupa, o Duelo HQ e a Mostra de Curtas-Metragens.
Projeto aprovado pela Lei Rouanet/MinC, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba irá movimentar cerca de 30 mil pessoas e está aberta para a captação de recursos junto a patrocinadores e parcerias com instituições públicas e privadas.
“É uma ampliação do evento. Queremos promover mais trocas com a sociedade, e fazer reflexões a partir dos quadrinhos”, disse Luciana Falcon, uma das produtoras da Bienal. O evento passou também por uma reprogramação visual e está de site novo.
“É um evento que não tem apelo material, mas deixa um legado imaterial excepcional, além de dar protagonismo aos jovens”, afirmou Fruet. “É a cara da cidade, é o perfil de Curitiba. É um evento equivalente à Copa, mas sem potencial construtivo”, completou.
O jornalista e quadrinhista Heitor Pitombo, um dos curadores,  reafirmou a ampliação da área de atuação da Bienal. “Não entendo a HQ como um nicho limitado. Pode interagir até com política”, disse.
A primeira edição da Gibicon, atual Bienal de Quadrinhos de Curitiba, foi em 2011. Em três convenções, mais de 300 artistas estiveram presentes, entre eles Liberatore (Itália), Kim Jung Gi (Coreia) e David Lloyd (Inglaterra). Veja o texto completo AQUI. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: