quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lançamento Mandacaru Vermelho - QOMICS

Mandacaru Vermelho é o primeiro título do selo QOMICS, um site voltado ao lançamento de quadrinhos digitais cearenses – e originais! Mandacaru Vermelho, porém, é um começo modesto. Ainda assim apresenta diversas características que valorizam ainda mais as produções quadrinhísticas cearenses!
De cara, a arte de Rafael Dantas se mostra o maior dos destaques: incrivelmente detalhada e realista, ela ajuda a imergir o leitor ainda mais dentro do universo onde se passa a história. E não só isso, o detalhismo do traço define bem os cenários, assim como os personagens. Ou seja: até os coadjuvantes, que aparecem apenas duas vezes na história toda, são de fácil reconhecimento. A colorização está competentíssima, o que auxilia o traço realista de Dantas a se tornar mais do que marcante.
Já o roteiro é um tanto problemático: sua duração limitada, de 36 páginas, atrapalha o enredo em diversos pontos. Por ser uma história extremamente rápida, não há tempo suficiente para nos identificarmos com os personagens – principalmente com o protagonista: o vemos matando, ameaçando e caçando diversas pessoas, porém não compramos sua trajetória de vingança pois não o conhecemos o suficiente. Uma página ou duas mostrando o seu relacionamento com a família não é o bastante para sentirmos a mesma dor que o personagem quando ele as perde – e, muito menos, para aceitarmos todos os atos de violência que ele comete em seguida. Além disso, o personagem do Capitão poderia facilmente ser substituído por qualquer outro, e nada na narrativa mudaria, principalmente por conta de sua fraquíssima presença.
Porém, as cenas de ação são bastante bem retratadas, e a composição das páginas é um cuidado que Dantas teve que merece ser reconhecido (a primeira página, onde acompanhamos a viagem de um passarinho do topo da árvore que nomeia a trama até suas raízes é belíssima). Os diálogos, inteiramente nordestinos, são outra razão para nos manter dentro daquele mundo – porém, alguns erros de pontuação acabam por atrapalhar a leitura. A falta de vírgulas em diversos momentos muda completamente o sentido das falas, truncando bastante a leitura.
No fim, Mandacaru Vermelho é uma obra um tanto problemática, porém incrivelmente linda, bem composta e mais um produto cearense na nona arte que vale a pena ser conferido!
Clique AQUI para comprar o quadrinho digital! Fonte: http://tapiocamecanica.com.br/. EMT – Divulgação

Nenhum comentário: