quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lançamento - O inventor do fanzine - Edson Rontani - Marca de Fantasia


A utilização do fanzine como instrumento pedagógico, cada vez mais frequente, tem sido o desdobramento natural desse fantástico meio de comunicação. De publicação de fãs, em sua origem, o fanzine alcança muito mais que a função de passatempo e troca de informações, atinge sobretudo a liberdade de expressão, favorecendo o protagonismo de seus editores.
Embora os fanzines existam desde a década de 1920, nos Estados Unidos, sua disseminação pelo mundo se deu de modo gradual. No Brasil, sua origem assemelha-se a uma geração espontânea, já que não se tinha referências sobre essas publicações espalhadas pelo mundo.
Edson Rontani, em 1965 em Piracicaba, estado de São Paulo, foi o responsável pela proeza de dar origem aos nossos fanzines, ao lançar o boletim Ficção, voltado à divulgação e análise das histórias em quadrinhos. Isso não foi pouco, levando-se em conta a desinformação sobre esse tipo de publicação, o preconceito contra os quadrinhos e a precariedade dos processos de reprodução.
Ao fazer 50 anos da criação do fanzine FicçãoEdson Rontani recebe o tributo de Gonçalo Júnior,autor da obra, nesse perfil que redimensiona o lado humano e criativo do autor. Quadrinhista, pintor, publicitário, Edson foi muito mais que um editor de fanzine, mas com a criação dessas pequenas publicações artesanais ele mostrou que não precisa de muito para se inserir na história sem restringir-se a mero espectador.
O inventor do fanzine: um perfil de Edson Rontani, é um lançamento da Marca de Fantasia, tem 112 páginas, formato 13x20cm e custa atualmente R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a obra também pode ser solicitada pelo e-mail marcadefantasia@gmail.com ou diretamente no site da editora pelo link www.marcadefantasia.com. Fonte: Zine Brasil. EMT - Divulgação.

Nenhum comentário: