sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Exposição - Ziraldo - Salvador - Bahia


Mostra estará em cartaz a partir do dia 29 de setembro na Caixa Cultural.

Exposição vai explorar o surgimento e desdobramentos da Turma do Pererê.

A exposição “Pererê do Brasil“, baseada no personagem mais autêntico da turma mais brasileira das histórias em quadrinhos criadas por Ziraldo, estará em cartaz na Caixa Cultural Salvador a partir do dia 29 de setembro. A mostra segue até o dia 29 de novembro.
Ziraldo estará presente na abertura da temporada para um bate-papo com os visitantes e, no dia 1º de outubro, para abrir o mês das crianças recebendo alunos de escolas públicas para uma visita guiada. A mostra vai explorar o surgimento, desenvolvimento e os desdobramentos da Turma do Pererê. A visitação acontece das 9h às 18h, com acesso gratuito.
O personagem Pererê, de Ziraldo Alves Pinto, é uma das expressões mais legítimas do folclore brasileiro. Apesar de ter sido criado na década de 1960, suas histórias continuam atuais, pois valorizam o meio ambiente e a inclusão social.
Ambientada como a Mata do Fundão, a exposição vai mostrar os personagens em tamanho ampliado. Uma seleção de histórias completas será exibida em quadrinhos. As 43 capas da revista Pererê serão restauradas, ampliadas e reproduzidas nas paredes. Estarão expostas edições originais e algumas pranchas com desenhos inéditos, protegidas por vidros em uma das salas da galeria. Além disso, monitores exibirão 17 histórias em quadrinhos animados.
Toda a identidade visual da mostra será baseada na linguagem das histórias em quadrinhos. Alegria e humor serão os fios condutores da exposição interativa, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades.
A exposição contará, ainda, com personagens em diversas mídias, como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.
O público receberá o catálogo em formato de revista comic books, contendo apresentação, ficha técnica da exposição, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros.
O objetivo principal da mostra é revisitar, compreender e reconstruir, de forma lúdica, a trajetória deste personagem tão brasileiro e de sua turma, em suas diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos, completados em 2015.
Serviços
Exposição “Pererê do Brasil” – Ziraldo - Abertura: 29 de setembro 2015, às 19h (com a presença do autor) - Período: de 29 de setembro a 29 de novembro de 2015 - Horário: das 9h às 18h, de terça-feira a domingo - Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Acesso: gratuito - Informações: (71) 3421-4200 - Classificação indicativa: livre
Com informações do G1. Visto no Zine Brasil. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: