sexta-feira, 14 de agosto de 2015

“Um a mais na escola”, um conto para tratar do bullying no ambiente escolar

Escrito pela espanhola Nati Alonso, livro tem lançamento em 
Campinas e Americana

Uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O bullying sempre esteve presente nas escolas e ultimamente tem ganhado destaque e preocupação de pais e professores do mundo todo. A fim de levar a discussão para sala de aula em forma de literatura, a espanhola Nati Alonso escreveu Um a mais na escola, que tem lançamento nos dias 21 e 23 de agosto em Campinas e Americana, respectivamente.
A narrativa apresentada por Nati em Um a mais na escola traz todos os elementos e situações que envolvem o processo de bullying na escola, baseados em fatos que alunos vivem diariamente. “Trabalho há muito tempo em escola. Aprendi nesses anos que os contos fascinam meninos e meninas, por isso trabalho de maneira sistemática com literatura infantil. Participei em um seminário em Campinas em 2013 e foi aí que surgiu o conto que virou livro. Propor uma escola de animais me pareceu uma boa ideia para criar uma escola diferente, onde animaizinhos fazem mais que estudar, aprendem a conviver”, explica Nati. 
As páginas de Um a mais na escola trazem a história de uma escola com alunos de várias espécies animais. A professora da turma, a Senhorita Girafa, ensina todos a conviver pacificamente, mas com a chegada de um crocodilo, um pouco maior e mais forte daqueles que ali estavam, algumas coisas mudaram, principalmente na convivência do aluno recém-chegado e de Cato, que começa a sofrer com suas maldades. “O bullying é muito doloroso e complicado, mas é preciso que meninos e meninas compreendam, que falem sobre isso e que encontrem maneiras de enfrentar seus medos e conflitos. Por meio desse conto as crianças podem identificar-se em particular com alguns dos personagens e começar a falar sobre o que acontece com eles. Essa identificação significa afrontar seus medos e dificuldades a partir de um distanciamento para outro lugar e uma outra história, que não é a deles. Eles vão se aproximar dos problemas reais de sua própria existência e isso vai lhes permitir se colocar no lugar do outro e tomar partido contra as injustiças que acontecem”, conceitua a espanhola, que criou a abra com a intenção de que crianças e adultos se posicionem diante do bullying, falem sobre ele, sobre o que acontece e sejam capazes de passar de passivas testemunhas para atuantes protagonistas para pensar em soluções. 
Como forma de levar o livro para sala de aula e fornecer aos professores recursos necessários para abordar valores para uma convivência positiva por meio da história, Um a mais na escola é acompanhado por um guia didático que também pode ser adquirido à parte. “O guia propõe ao professor trabalhar o conto em forma de módulos, nos quais são abordados diferentes temas presentes na história. Em cada um dos módulos são propostas atividades de debate coletivo, reflexões individuais e trabalhos em grupos nos quais se alcança um compromisso de convivência”, define Nati. 
Sobre a escritora 
Nati Alonso nasceu em Nava del Rey, cidade de Castela, na Espanha. Estudou Magistério e Psicologia na Universidade de Valladolid e Logopedia na Universidade Autônoma de Madri. É especialista em Língua e Literatura Espanhola, Educação Infantil, Informática Educativa e idioma francês.
Trabalhou em diversas escolas espanholas em etapas educativas diversas. Atualmente trabalha em programas de igualdade para professores realizados pelo Ministério da Educação da Espanha. Nati Alonso também é membro do CONVIVES (Associação para o trabalho da convivência nos centros escolares da Espanha). Tem diversos livros, artigos e ensaios publicados em revistas da Espanha e do mundo, entre eles a colaboração no livro Esses adolescentes de hoje, publicado pela Editora Adonis no ano passado. 
Acontece: Lançamento Um a mais na escola 
Dia 21 de agosto, às 9h30, durante o Seminário Internacional: A convivência ética nas escolas
Rua Elis Regina, 131 - Cidade Universitária “Zeferino Vaz” - Centro de Convenções da Unicamp
Campinas/SP 
Dia 23 de agosto, às 10h30, durante o Leitura com Pipoca, na Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana/SP. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: