domingo, 5 de julho de 2015

Lançamento - Imaginário! 8 - Marca de Fantasia


Imaginário! é uma revista acadêmica voltada às histórias em quadrinhos e temas afins, como humor, ficção científica e outras expressões da Cultura Pop ligadas à representação imagética. Por suas páginas passam reflexões em forma de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas de Doutores, Mestres, pós-graduandos e graduandos do país, que contribuem para o enriquecimento do estudo das artes.
Esta edição traz como matéria de capa a análise de Marcelo Soares sobre o processo de adaptação do texto literário para as histórias em quadrinhos, buscando compreender o que se ganha e o que se perde nessa transição de meios. A análise aborda quatro adaptações literárias da obra O Alienista de Machado de Assis, embasada nas discussões promovidas por Filomena Sobral, Marcel Vieira, Ângela Rama, Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos.
Heraldo Aparecido faz análise da graphic novel Asilo Arkhamestabelecendo um paralelo entre a trajetória dos personagens Batman e Arkham – concepções e ações – e as perspectivas filosóficas do relativismo, ceticismo e racionalismo. Sandra dos Santos discute aspectos da literatura sobre vampiros representada na revista em quadrinhos The Tomb of Dracula, da Marvel Comics, lançada no Brasil pela editora Bloch como A tumba de Drácula.
Renato Donisete aborda a importância dos fanzines como recurso pedagógico e sua aplicação em sala de aula, possibilitando o exercício da cidadania, da criatividade e criticidade. Fala da experiência como autor e a utilização do fanzine em aulas de Educação Física. Marcelo Bolshaw apresenta um modelo hermenêutico de análise narrativa para o estudo das Histórias em Quadrinhos, estruturado na metodologia de pesquisa da área das ciências sociais aplicadas (objeto duplo, problema-pergunta e hipótese-resposta presumida).
Rubens César Baquião faz resenha sobre o álbum Retrogênese, escrito por Edgar Franco e desenhado por Al Greco, apontando que a obra é uma narrativa visual do processo de criação e contemplação da existência e, assim, busca mostrar que os elementos que tornam a vida possível fazem parte de um todo, que integra o que é orgânico e também o que não é.
Texto: H. Magalhães. Fonte: MarcaDeFantasia. EMT - Divulgação 

Nenhum comentário: