quarta-feira, 29 de julho de 2015

Evento - 3º Americana Zine - Americana - SP


3ª edição do Americana Zine já tem local e data. O evento será realizado no dia 19 de setembro, na Biblioteca Municipal Professora Jandyra  Basseto Pântano, em Americana. O evento, único da cidade voltado para os zines, está com inscrições abertas para novos expositores. A participação é gratuita. Os interessados devem enviar propostas de seus projetos para o e-mail americanazine@gmail.com.
Os fanzines, termo que abrevia a expressão “fanatic magazine”, são revistas produzidas de forma amadora por pessoas que desejam abordar um tema em comum. Nos anos 1980, a publicação tornou-se popular entre adeptos do movimento rock’n’roll. “O principal objetivo do evento é expor a produção independente, divulgar essa mídia e criar uma interação entre artistas e público“, explica o organizador e idealizador do Americana Zine, Miguel Rodrigues. O evento tem ocorrido com periodicidade anual. “A edição desse ano tem tudo para ser a maior realizada até agora. O mês todo será dedicado ao tema na Biblioteca, com exibição de documentário, oficina de zines, entre outras atividades“, completa.
Comércio
Rodrigues ressalta que o evento está aberto aos expositores que quiserem tanto montar suas “banquinhas” para expor, quanto para comercializar seus zines. “A edição do ano passado foi bem surpreendente e produtiva, cerca de 150 pessoas circularam pelos corredores da Biblioteca! Não chegamos a receber pessoas de fora do país, mas recebemos muitos zines do Brasil todo“, lembra o organizador. Ele ressalta que o cenário de fanzines só tem crescido nos últimos anos. “Vejo que a quantidade de publicações aumenta cada vez mais, com pessoas produzindo aqui na região e em outras localidades!”, conclui.
Com informações do site O Liberal. Fonte: ZineBrasil. EMT - Divulgação 

Nenhum comentário: