sexta-feira, 26 de junho de 2015

Edital da Biblioteca Nacional apoia publicação de obras brasileiras no exterior



Fundação Biblioteca Nacional lança o edital 2015-2017 do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior. O programa é oferecido a editoras estrangeiras que desejam traduzir e publicar obras de autores brasileiros e passa a admitir também projetos de editoras de países de língua portuguesa.
As inscrições já estão abertas e o edital prevê 5 reuniões semestrais de avaliação. Para ser incluído já na primeira delas, o projeto precisa ser inscrito até 29 de julho de 2015. O último prazo de inscrições vence em 2 de maio de 2017, mas os interessados devem atentar que o edital prevê a possibilidade de diminuição ou aumento do número de reuniões, conforme disponibilidade orçamentária e/ou fluxo de inscrições recebidas.
A FBN concederá apoio financeiro de até US$ 8.000,00 (oito mil dólares americanos) para projetos de tradução e/ou publicação inéditos ou de nova tradução e de até US$ 4.000,00 (quatro mil dólares americanos) para projetos de reedição. Não há número máximo de projetos inscritos por editora.
O programa poderá conceder apoio a propostas de tradução e/ou publicação no âmbito da literatura e de humanidades, especialmente os seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, infantil, juvenil, história em quadrinhos, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio social, ensaio de vulgarização científica e antologias de poemas e contos, integrais ou em parte.
As informações completas sobre a inscrição podem ser baixadas no site da Fundação, incluindo uma versão em inglês do edital.
Confira outros posts sobre tradução.
E leia também sobre o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa.
Fonte: http://conexoesitaucultural.org.br/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: