quinta-feira, 21 de maio de 2015

Evento - Mostra Grampo de Fanzines e Publicações Independentes - RJ


Evento que será realizado na cidade do RJ de 9 à 11 de outubro aceita material para compor exposição até o até dia 01 de setembro de 2015
A 1ª edição da Mostra Grampo de Fanzines e Publicações Independentes tem como objetivo divulgar e consolidar o valor histórico cultural desta forma de publicação independente, mais conhecida como fanzine ou zine e expor ao mundo o que se tem produzido nacionalmente nestes últimos anos em matéria de Fanzines.
Através desta mostra que será realizada em praça pública na capital carioca (Rio de Janeiro) os organizadores pretendem apresentar ao grande público passante esta forma de expressão que em tempos modernos, dialoga com o bom e velho “discurso em praça pública”. “O Fanzine é um “modus vivendi” dentro das cidades, e sendo assim nada mais justo que fazermos esta espécie de homenagem aos seus editores que tanto colaboram para sua solidificação justamente na rua.”, diz o texto de apresentação do evento.
Outro objetivo do evento é mostrar que mesmo com a popularização da internet como meio de divulgar e expandir ideias e artes, o fanzine, seja ele impresso ou digital, se matem forte e ativo em vários setores sociais, destacando-se o setor artístico e o político. Promover o debate acerca da inclusão dos Fanzines em cursos e oficinas escolares, criando assim hábitos saudáveis de leitura e a disseminação dos meios de produção desta inesgotável fonte de informação.
A mostra se realizará na semana onde se comemoram os 50 anos de lançamento do primeiro Fanzine nacional (o Fanzine Ficção) que se tem notícia. O evento em si colabora para a caminhada de oficialização da data como “Dia Nacional do Fanzine”, iniciativa colocada em pauta por um grupo de editores de Fanzines e admiradores em geral.
A 1ª Mostra Grampo acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, e os organizadores estão aceitando material para compor a exposição. Vale zine ou fanzines (quantos o artista quiser enviar), filme e/ou curta, ou ainda um documentário também serão aceitos. Nesse caso é necessário mandar o link do canal (YouTube) ou o arquivo em e-mail ou se preferir a mídia via correio.
O prazo limite para envio de material (fanzines, documentários, releases, jornais, informativos,…) vai até o dia 01 de setembro de 2015. O endereço para envio do material é Caixa Postal 15210 (agência Marrecas) – Rio de Janeiro / RJ – Brasil – CEP: 20031-971. Contatos pelo e-mail: outrasdimensoes@gmail.com. Fonte: ImpulsoHQ. EMT Divulgação

Nenhum comentário: