quinta-feira, 14 de maio de 2015

Evento - Hortolendo: uma viagem literária no parque - Hortolândia - SP


5ª edição da festa literária homenageia o escritor Monteiro Lobato

Com o objetivo de fomentar o gosto pela literatura e formar novos leitores na cidade de Hortolândia, envolvendo alunos de escolas públicas, o Hortolendo chega em 2015 em sua 5ª edição homenageando o escritor Monteiro Lobato e toda sua obra. A festa literária, que acontece no CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) a partir das 10h, conta com a participação de escritores da Adonis, além de livros... muitos livros  espera reunir cerca de 30 mil pessoas.
São 38 espaços, dentre os quais estão ilha de leitura, pintura de rosto, escultura de bexigas, troca e distribuição de livros e a exposição da produção dos alunos das escolas municipais, praça de alimentação e equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Um grande palco com apresentações durante todo o dia e diversos espaços com contadores de histórias, além de performances livres baseadas nas histórias do homenageado, acontecerão por todo o parque. Destaca-se que o lugar estará preparado para receber com conforto e segurança todos os visitantes, incluindo aqueles com necessidades especiais.
As atividades têm início com a participação da Banda Municipal, sob regência do maestro Márcio Beltrami, e encerramento com o espetáculo Brinquedo Cantado, às 16h. Entre as apresentações estão as Fanfarras das EE Prof. Liomar Freitas Câmara e EMEB Interlagos, o Grupo Integrarte, a Orquestra de Viola Caipira, os Corais da EMEB Interlagos e da Associação Casa da Criança Feliz.
A entrada no evento é gratuita e para todas as idades. Participam do Hortolendo cerca de 30 mil pessoas, entre elas, 23 mil alunos das 56 unidades escolares da rede municipal de Hortolândia.
Dentre os títulos do selo Adonis distribuídos estão Teto de estrelasO sumiço dos piresCabeça de FlorBichinhos Solidários, O sonho de PétiTrês dedos de prosaMurundum Maria Manuela e Flor,, as gatas da árvore estranha. Além, é claro, dos títulos do escritor homenageado, Monteiro Lobato, também disponíveis à população. Os escritores Gabriel Araújo dos Santos, Margareth Brandini Park, Renata Sieiro Fernandes, Leila Seleguini e Silvia Delázari marcam presença para autógrafos e um bate-papo sobre o processo de criação e escrita dos textos.
Um dos espaços que foi destaque na edição do ano passado, volta esse ano caracterizado com os personagens criados pelo escritor homenageado. A escritora Cristina Lazaretti veste sua personagem Tininha para contar histórias de Monteiro Lobato no espaço Tininha no sitio do Pica-Pau Amarelo.
O Hortolendo é financiado pela Lei Rouanet, tem realização da Associação Agostinho de Cultura, da Prefeitura Municipal de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura e Educação da cidade, e do MinC (Ministério da Cultura), patrocínio dos Supermercados Pague Menos e Aviagen Group, apoio da Editora Adonis, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e produção cultural da 3Marias Produtora Cultural.
Durante seis horas ininterruptas, o Hortolendo apresenta a comunidade uma programação lúdica e firma-se como a mais conhecida festa literária da região. O projeto teve inicio em 2011 e já reuniu mais de 100 mil visitantes em suas quatro edições.
Serviço: Hortolendo - Dia 24 de maio, das 10h às 17h, no CREAPE - Rua: Bolívia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago II

Nenhum comentário: