Com
números lançados em 2012 e 2013, a revista Sanitário marcou
a trajetória do extinto grupo paraibano de quadrinhos Coletivo WC.
Com os temas “O mundo ainda não acabou” e “Grandes monstros da humanidade”, os
quinze quadrinhistas que participaram da revista em suas duas primeiras edições
deram suas próprias interpretações das temáticas, que apesar de ser um fio
condutor entre as histórias, foram tratadas de maneiras distintas pelos
autores. Desta vez o subtítulo da revista foi emprestado de uma frase da música
“A lenda”, do grupo de rap “Quinto Andar”.
Em
2015 os ex-integrantes do grupo pretendem fechar a trilogia em grande estilo.
Na medida em que foram adquirindo experiência no ofício de produzir suas
publicações independentes, a revista foi ganhando corpo e se aperfeiçoando, de
modo que para esta última edição inovaram em dois aspectos: fazer uma
publicação colorida e abrir espaço na revista para os demais quadrinhistas do
estado da Paraíba.
Mantendo
o mesmo formato das edições anteriores, esta conta com 92 páginas, divididas
entre histórias coloridas e em preto e branco. Nos dois primeiros números
as capas da revista foram confeccionadas pelo Igor Tadeu, ex-integrante do
grupo, com quadrinhos nas três edições da publicação; contudo, nesta última, a
capa conta com a pintura de John Monteiro, ilustrador, quadrinhista e tatuador
paraibano. Mas o nome mais conhecido dentre os participantes é sem dúvida o de
Shiko, cujo trabalho já inspira os artistas do estado há vários anos e que
recentemente ganhou o merecido destaque nacional. Os demais ex-integrantes do
Coletivo WC presentes com seus trabalhos são João Neiva Peregrino, Jorge Elô,
Lauro Perazzo, Samuel Degois, Thais Gualberto, Thiago CA
Leal e Will Simões. E há ainda mais oito histórias
selecionadas pelo edital lançado em 2013.
Entre
os nomes mais e menos conhecidos desta edição há não só uma ampla diversidade
artística e narrativa, mas uma diversidade de gêneros que vão desde o folclore
nacional a uma entrevista com uma samurai moderna, passando pelo maluco beleza
Raul Seixas. Sobre as edições anteriores da revista, Braulio Tavares disse que
“entre a rapaziada do Sanitário há quem domine a técnica ‘oficial’, há quem
esteja inventando uma técnica própria, e há quem esteja na encruzilhada entre
as duas coisas. É a foto da nuvem, de um momento que não se repetirá, porque
cada um irá numa direção diferente”.
Para
conhecer e contribuir com o projeto, visite www.catarse.me/sanitario3.
A campanha tem como meta o valor de 12.000 (doze mil reais) e ficará no ar até
o dia 07 de julho.
Sobre
o Press Release. EMT - Divulgação
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