quinta-feira, 23 de abril de 2015

Lançamento - A matriosca triste - Patrícia Gibin de Oliveira - Ed. Adonis

Editora Adonis publica livro vencedor do 4º Concurso Agostinho de Cultura
Obra A matriosca triste convida o leitor a ir em busca da felicidade

Cinco bonequinhas iguais, cinco sonhos distintos, cinco caminhos diferentes e um único desejo: serem felizes. Essa é a trama e reflexão proposta pelo lançamento da Editora Adonis desse mês. A matriosca triste, escrita por Patrícia Gibin de Oliveira, chega às estantes das livrarias instigando o leitor a percorrer caminhos em busca daquilo que o faz feliz. A sessão de lançamento da obra, que é vencedora do 4º Concurso Agostinho de Cultura, acontece no dia 26 de abril, às 10h, no quiosque Gostinho de Leitura, instalado no Zoo de Americana.
“Um dia estava em casa arrumando os brinquedos dos meus filhos, depois de separar e guardar tudo, vi que a matriosca pequena tinha sumido. Procurei, procurei até que lá estava ela embaixo do sofá. Tentei pegar, me estiquei e quando estava quase conseguindo, ela rolou para o lado... Parecia que ela estava brincando comigo, então comecei a imaginar que ela estava fazendo aquilo porque sabia que eu iria colocá-la dentro das suas amigas e ela já estava cansada dessa vida”, explica a escritora sobre a inspiração para o obra que traz o souvenir russo típico como protagonista.
O livro A matriosca triste conta a história de cinco bonequinhas, que cansadas de viver tristes encaixadas umas dentro das outras, desejam seguir seus próprios caminhos.
A obra foi escrita em 2013, incentivada pelo também escritor Cícero Edno, na época professor de Patrícia no curso de Contação de histórias. “Ele propôs que preparássemos para a aula seguinte uma história. Passei a semana selecionando, só que nenhuma se encaixava em mim. Sentia que usar a história de outra pessoa era como se apropriar de um bem alheio. Então, decidi escrever uma, depois outra surgiu e outra... não parei mais. Alias foi também Cícero o incentivador para que a escritora enviasse o texto para o Concurso Agostinho de Cultura. “O Cícero era o único que conhecia minhas histórias e eu não sabia se eram boas o suficiente para participar de um concurso. Então eu perguntei: ‘O que você acha? Mando?’. E ele respondeu: ‘Ué, por que não?’”, confessa Patrícia. Como todos sabem, a escritora enviou seu original e foi vencedor da categoria Primeiro Leitor do Concurso, realizado pela Editora Adonis desde 2010.
O projeto gráfico do livro é novidade no catálogo Adonis. O livro foi pensado tendo como inspiração a própria matriosca. As páginas da obra apresentam cortes especiais que envolvem e surpreendem o leitor, que podem esperar, segundo palavras da escritora, muita diversão. “Os pequenos leitores vão se divertir com o livro, verão lindos desenhos, cores maravilhosas e, com certeza, vão se apaixonar pelas bonequinhas. Já os maiores vão pensar sobre suas tristezas e refletir o que realmente os deixam felizes”, explica Gibin, que espera ainda que os leitores de todas as idades nunca se acomodem com suas tristezas e se inspirem na história de Mara, Meire, Mirna, Morga e Mulita.
As ilustrações de A matriosca triste são assinadas por Paulo R. Masserani.
Sobre a escritora
Patrícia Gibin de Oliveira é natural de Piracaba/SP, formada em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É contadora de histórias formada pelo SENAC, tendo participado de cursos ministrados por Carmelina de Toledo Piza e Cícero Edno. Sua paixão por contar histórias para crianças, a levou escrever suas próprias. A obra A matriosca triste, vencedora do 4º Concurso Agostinho de Cultura, é o primeiro livro publicado da escritora.
Lançamento A matriosca triste
Dia 26 de abril, às 10h, no quiosque Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana – SP. 
EMT - Divulgação

Nenhum comentário: