quarta-feira, 25 de março de 2015

Evento - TRIANIMAX Festival de Desenho animado, Quadrinhos e Games de Nova Petrópolis - RJ


Este dia vai ser intenso para os amantes de animação, quadrinhos e jogos digitais da região serrana. No dia sábado 18 de abril de 2015, acontece à primeira edição do TRIANIMAX Festival de Desenho animado, Quadrinhos e Games de Nova Petrópolis, que deve levar um público estimado em 700 pessoas de todas as idades, mais de 10 artistas e profissionais da área, às duas salas do Cinema da Galeria do Imigrante, para exibições, oficinas, concursos e palestras. Todas as atividades são gratuitas. Solicita-se a doação de cabelo, toucas e mantas para o Banco de Perucas de Caxias do Sul.
O festival é uma criação da Associação Olhares da Serra de Nova Petrópolis, que possui objetivos como a educação infantil, a diversão saudável e a ajuda social. A ideia do festival em nossa cidade surgiu ao observarmos o interesse e a carência deste tipo de evento na região. Queremos então difundir o cinema de animação, os quadrinhos e a área de games, baseados em três datas que se comemoram no mês de abril: dia 18, Dia Nacional da Literatura Infantil e nascimento do escritor José Bento Monteiro Lobato; 23 de abril, Dia Mundial do Livro e, especialmente o dia 15 de abril, quando se comemora o nascimento do genial Leonardo da Vinci, data oficial que se estipulou denominar como Dia Mundial do Desenhista. O evento homenageia este grande mestre das artes plásticas e das invenções.
A importância de unir animação, quadrinhos e jogos digitais no mesmo ambiente de debate, foi baseada em que esses campos de expressão se misturam no mercado de entretenimento e educação, onde se relacionam e complementam. Temos, por exemplo, uma nova geração de cinema de animação, com filmes de personagens de quadrinhos, como a Turma da Mônica, o Homem Aranha e o Super Homem, que continuam gerando quadrinhos físicos, e tem os games sempre lançados em paralelo com os filmes.
O Festival inclui uma mostra competitiva de curtas de animação – nas categorias 2D, 3D, stop-motion e, técnica mista. Os vencedores de cada categoria recebem como premiação o Nanito, e outros brindes.
Além da mostra, o festival promove oficinas, concursos para as crianças e palestras com pessoas atuantes no mercado, profissionais conceituados que vêm dividir suas experiências.
Também, é muito importante fomentar a introdução dos jovens no mercado de trabalho do entretenimento, um mercado muito aquecido no país. Na década de 1990 e depois, com o advento dos tablets, chegaram a imaginar a morte dos quadrinhos, mas o mercado surpreendeu. A venda do quadrinho físico, em papel, nunca foi tão alta, a reboque da mídia dos filmes de quadrinhos. É um mercado único e grande em que faltam profissionais qualificados e o Brasil, é especialmente carente nessa área. 
TRIANIMAX  FESTIVAL      
18 ABRIL 2015 das 10:00 às 17:00 horas        
Cinema do Imigrante
Maiores informações: (54) 9958.8261 - cnamacarya@yahoo.com          
chei@e-nanos.com.br - chei14.wix.com/trianimax
EMT - Divulgação

Nenhum comentário: