sexta-feira, 20 de março de 2015

Editora Adonis lança edição revista e atualizada do livro Caixa de Segredo


Assinado por Luciene Tognetta, a obra aborda medos comuns do cotidiano infantil, incluindo o medo do futuro.
Quem é que algum dia não teve medo de dentista, de palhaço, de bicho-papão, de escuro ou avião? A Adonis lança neste mês a segunda edição da obra Caixa de segredo, de autoria de Luciene Tognetta. No próximo domingo, 22 de março, a edição revista e atualizada será apresentada ao público, às 10h,  no quiosque Gostinho de Leitura, instalado no Zoo de Americana.
O livro Caixa de segredo apresenta, em suas 44 páginas, medos comuns do universo infantil, todos eles inseridos num mesmo contexto – das relações que estabelecemos com os outros e das relações que se estabelece consigo mesmo. Nele Pedro, único personagem da obra, também tem que se conhecer, conhecer seus medos e superá-los. A medida que ele abre a caixa e o leitor vai virando as páginas, o personagem se depara com um dos seus medos.
O livro é dedicado a Gabriel, filho único da escritora, e também a todas as outras pessoas, que como ela, têm medo de futuro. “A ‘Caixa de segredo’ surgiu dos medos de Gabriel, meu filho, que representa crianças de todos os lugares que têm sempre os mesmos medos… mas representa também o medo das mães dessas crianças – o meu medo maior, ou o desafio maior que todo mundo precisa almejar – o que nos espera no futuro.”, compartilha a escritora.
Para as crianças, a importância em discorrer sobre estas temáticas dos medos, está, segundo Luciene, em ajudá-las a compartilhar o que sentem tornando-as capazes de se relacionarem entre si e com os demais “para que possam então enfrentar os próprios medos e, ao mesmo tempo, incorporar à sua hierarquia de valores aqueles que são éticos. Os livros podem ajudar professores, pais e crianças a encontrarem caminhos para isso.”, completou.
Publicada pela Adonis pela primeira vez em 2010, a nova edição traz ao leitor uma nova capa, um formato ainda maior, 8 páginas a mais e 2 novas histórias de medo. Assim como na versão anterior, as ilustrações seguem assinadas por Paulo R. Masserani.
No dia do lançamento, além da leitura da história aos participantes, a escritora, irá autografar exemplares e conversar com os visitantes sobre o processo de criação da história. Sorteio de exemplares da obra e distribuição gratuita de pipocas fazem parte da programação.
Sobre a escritora:
Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora pelo Instituto de Psicologia USP e pela Universidade de Genebra, Suíça. Tem Pós Doutorado pela Universidade do Minho - Portugal. É membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora da linha de pesquisa "afetividade e virtudes" do GEPEM (Unesp/Unicamp). É professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Autora de diversos títulos, entre eles dos títulos das coleções Falando de sentimentosOs medos que a gente temBullying: quem tem medo?Pode ou não pode? e da série Convivência.
Serviço:
Lançamento da 2ª edição do livro Caixa de Segredo
Dia 22 de março, das 10h às 12h, no quiosque Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana

Nenhum comentário: