quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lançamento - A semântica poética do hipocampo - Marca de Fantasia


A partir da obra do quadrinhista piauiense  Antonio Amaral, Matheus Moura propõe a discussão sobre o ato criativo baseado na singularidade desse autor. Para Matheus, “como criador de quadrinhos, Amaral é um vanguardista. Suas histórias destoam em muito do que originalmente se espera de uma HQ. Não só de maneira gráfica, mas textual também.
As imagens produzidas pelo autor são extremamente complexas e de difícil conceitualização. Seus textos seguem linhas gerais similares ao desenho e rompem com as expectativas dos leitores de quadrinhos tradicionais.
“Algo latente no trabalho é a força poética e hermética de expressão do artista, com influência do expressionismo e do abstracionismo aliado a textos um tanto quanto dadaístas.”
O instigante trabalho de Amaral foge aos padrões das HQ comerciais e mesmo da própria linguagem dos quadrinhos ao abrir mão da narrativa. Matheus reforça que “a essência proposta por Amaral à trama é obscura, a se realizar individualmente a partir das interpretações do leitor. O sentido, portanto, é intrínseco a cada um, sendo aberto, dinâmico e não linear.” Ou seja, cabe ao leitor complementar a mensagem com seu repertório particular e daí dar sentido à narrativa, ou a sua ausência.
Esse processo criativo e fragmentário da obra de Amaral é o objeto central do livro, que amplia a discussão a respeito dos quadrinhos poético-filosóficos. Num sentido mais amplo, os quadrinhos de Amaral dialogam com as chamadas tiras livres, que rompem com o discurso linear do gênero.
Leia mais em www.marcadefantasia.com. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: