segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Lançamento - “O alienista" - Fábio Moon e Gabriel Bá - França

Fábio Moon e Gabriel Bá desembarcaram na França com a adaptação para quadrinhos de “O alienista“, inspirada em um conto sobre a loucura de Machado de Assis, um dos grandes escritores da literatura brasileira e do realismo latino-americano.
O maior desafio foi respeitar o que acho que é a força do original, o engenho e a ironia no emprego das palavras, e transportá-lo à história em quadrinhos acrescentando uma camada visual à história”, explicou Moon à Agênca Efe. Ele é roteirista do romance gráfico editado pela Urban Comics na França, o maior mercado da Europa.
Nesta edição o destino de Simón Bacamarte, um obstinado cientista dedicado a decifrar as chaves da demência é descrito em 70 páginas.
Em Itaguai, no interior do Rio de Janeiro, Bacamarte funda a Casa Verde, onde interna os desequilibrados da cidade para estudar as várias dimensões da loucura.
O metódico doutor causa uma onda de medo e indignação ao começar a internar notáveis da cidade, a quem acusa de ter perdido suas faculdades mentais.
A espiral gerada por Bacamarte cria uma história em quadrinhos interessante tanto para “quem gosta de Machado e para que só quer um bom história em quadrinhos e nunca tinha ouvido falar do original”, resumiu Moon, de 38 anos e amante de autores como Moebius, Cyril Pedrosa, Frederik Peeters, Gipi, Toppi, Emanasse e Hugo Pratt.
Moon escolheu o conto “O Alienista”, escrito em 1882 por Machado de Assis (1839-1908), um clássico da literatura brasileira e latino-americana, porque tenta trabalhar com histórias que tenham “potencial para alcançar uma audiência mais ampla que só a brasileira”, comentou.
E entregou os lápis a seu irmão gêmeo, que desenhou um livro em preto e sépia.
“Na França a história em quadrinhos tem muito boa recepção, boa leitura e boa discussão. Sinto que posso participar disso se meu trabalho for lido ali”, explicou Moon, que considera que o universo brasileiro da história em quadrinhos nos últimos anos está crescendo e se diversificando.
“Durante muito tempo, os artistas brasileiros queriam fazer histórias em quadrinhos bem para crianças, de super-heróis ou ‘underground’. Agora há todo tipo de quadrinhos, de tamanhos, extensões, estilos e vozes. É um grande momento para fazer quadrinhos no Brasil embora a maioria dos artistas não possam viver só disso”, explicou.
Além disso, Moon acaba de terminar, junto com seu irmão, o álbum “Dois Irmãos”, uma adaptação do escritor brasileiro contemporâneo Milton Hatoum, que descreve como a história em quadrinhos “maior e mais complexa” que enfrentou desde “Daytripper” (2010) e que será lançada no país em março. Visto no Gazeta do Povo. Fonte: http://zinebrasil.wordpress.com/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: