quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Evento - Letra Viva chega a sua 5ª edição apresentando a produção literária de alunos de dez cidades da região

Coletânea reúne textos enviados ao projeto Como nasce um livro?, realizado pela Editora Adonis. Lançamento acontece no Zoo.

Editado e publicado desde 2010, no próximo sábado, dia 06 de dezembro, às 14h, no Zoo de Americana, a Editora Adonis lança a quinta edição da obra Letra Viva, uma publicação que reúne 61 textos de escritores mirins residentes em 10 cidades do interior paulista.
Gratuito, o evento contará com a participação de alunos de escolas públicas e particulares das cidades de Americana, Atibaia, Capivari, Cosmópolis, Hortolândia, Leme, Pedreira, Pirassununga, Valinhos e Vinhedo. A obra Letra Viva é síntese do projeto Como nasce um livro?, que recebeu no ano passado 7.410 visitantes.
As criações literárias, que compõem a publicação, foram elaboradas a partir de um convite feito aos alunos visitantes do projeto para que criassem suas próprias histórias depois de conhecerem o processo que envolve a produção dos livros da Adonis.  "Durante o Como Nasce um Livro? sempre presenteamos as crianças com um livro em branco, especialmente elaborado para que elas escrevam suas próprias histórias. Fazemos isso desde 2009, quando nosso desafio era o de convidar as crianças a mostrarem as histórias. Desde aquele ano uma carta-resposta é entregue a cada criança, a partir do ano seguinte nos propusemos  a editar uma seleção de histórias a fim de transformá-las em um livro especial para nós e para esses escritores mirins", detalhou Magali Comelato, diretora da Editora Adonis.
De acordo com Regiane Rossi Hilkner, coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Salesiana de São Paulo – Unidade Americana, e também uma das responsáveis pela seleção dos textos, o processo de escolha das produções literárias respeitou a originalidade do texto, qualidade literária das criações e a literatura como dialogo vivo e continuo. “Todos os textos recebidos proporcionaram a construção de sentidos e o aprofundamento no universo infantil. Por esse motivo, por meio de delicada e cuidadosa leitura foram selecionados textos com base em critérios fundamentados na presença de materiais bem escritos, envolventes, com temas interessantes e que nos convidaram a releituras... Textos que permitiram o encontro com diferentes sentidos que uma mesma palavra assume ou expressa em textos literários”, explicou Regiane.
O lançamento do livro é uma das diversas ações de incentivo à escrita e à leitura propostas pela Editora Adonis. No sábado, durante o evento, cada aluno e professor participante da obra subirão ao palco para receber um exemplar doLetra Viva. A empresa americanense Skimoni, parceira do projeto Como nasce um livro? desde o início do ano,  garantirá a distribuição de sorvetes.
Letra Viva tem tiragem de 1.000 exemplares e está em pré-venda na loja virtual da editora. O livro também pode ser adquirido gratuitamente na versão eBook. (www.editoraadonis.com.br/loja).
O projeto Como nasce um livro?
Realizado há 9 anos, o projeto Como nasce um livro? já atendeu milhares de alunos de escolas públicas e particulares de toda a região. A cada nova temporada, o projeto apresenta a seus participantes uma inovação, sempre com intuito de aproximar cada vez mais estudantes de educação básica ao universo da literatura, despertando o desejo e o hábito da leitura e escrita. Os visitantes são recebidos por personagens que apresentam curiosidades, informações, etapas e profissionais envolvidos na produção de um livro em um passeio por todo o parque gráfico e editorial Adonis. Desde sua criação, o Como nasce um livro? tem contribuído para o ensino-aprendizagem para além da sala de aula.
Serviço: Lançamento Letra Viva - Dia 06 de dezembro, às 16h, no Zoo de Americana
Av. Brasil, 2525 - Jardim Ipiranga – Americana/SP. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: