sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Música - Maestro João Carlos Martins em Salto - SP

O projeto já passou por diversas cidades do estado de São Paulo e tem como objetivo ressaltar a importância da música como instrumento de inclusão social. Sob regência do maestro João Carlos Martins, além da homenagem a Bach, o programa inclui obras conhecidas de Beethoven, Mozart e Villa Lobos, que costumam emocionar o público.A cidade de Salto recebe no dia 19 de setembro às 20h um dos nomes mais respeitados no cenário musical: o maestro João Carlos Martins. Ele irá contar sua trajetória e tocar algumas peças ao piano, acompanhado de músicos da Camerata Bachiana. O evento acontece na Sala Palma de Ouro do Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte” (CEC) e integra o projeto Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach.
Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach contempla também o incentivo à leitura. Além do espetáculo, o projeto conta com um livro infanto-juvenil, que conta de forma simples e clara a biografia de um dos grandes compositores que já existiu, Johann Sebastian Bach. Utilizando muitas ilustrações, o livro traz ainda algumas de suas principais composições e conta também um pouco da trajetória do maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes de Bach. O público que comparecer à apresentação irá receber um exemplar do livro.
O espetáculo musical em Salto é viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (Lei Rouanet) com produção executiva da D’Color Produções Culturais e apoio da Prefeitura e da Secretaria da Cultura da Estância Turística de Salto. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados. Os interessados precisam retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos a partir do dia 11 ou na bilheteria do teatro a partir do dia 9, de terça a sexta-feira, das 14h às 19h.
No dia do evento, os vale-ingressos deverão ser trocados na bilheteria da Sala Palma de Ouro, a partir das 18h. Os vale-ingressos que não forem trocados serão invalidados e disponibilizados ao público em geral.
Maestro João Carlos Martins
Aos 74 anos de idade, João Carlos Martins é um dos nomes mais respeitados no cenário musical do país, tanto por seu talento como pianista e regente, quanto por seu bem sucedido trabalho de difundir a música clássica pelo país.
Começou a estudar piano na infância e aos 13 anos já iniciava carreira profissional no Brasil, que cinco anos depois decolou internacionalmente. Aos 20 anos, estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt. O maestro passou por dois incidentes que poderiam ser posto fim à sua careira musical. Aos 26 anos de idade sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou à carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995, foi ferido num assalto na Bulgária e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos, acabou encerrando a carreira de pianista aos 63 anos, sem deixar o universo da música. Estudou regência e fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006. Foto: João Henrique Oliveira.
 Fonte: http://www.kleberpatricio.blogspot.com.br/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: