terça-feira, 30 de setembro de 2014

Evento - Dia Internacional da Animação - 28 de Outubro - DIA 2014 Filmes Selecionados

Divulgação

No Brasil o “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) sendo realizado em mais de 230 cidades nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2014 realizaremos a 11ª Edição do evento que tem como objetivo escolher e exibir filmes, trazer público, criar debates, divulgar as atividades dos profissionais, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas plateias, integrar e motivar o público de cinema de animação no país.
Neste ano foram inscritos 100 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 10 para o programa oficial brasileiro (Mostra Nacional) e 09 para compor a Mostra Infantil. Completando a Mostra Nacional e com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação nacional, a Coordenação de Júri resgatou o filme Frivolitá de Luis Seel, que abrirá o programa brasileiro. Desta forma o DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando curtas-metragens de diferentes locais do Brasil e com diferentes técnicas de animação.
O processo de seleção dos filmes para Mostra Nacional foi iniciado através da indicação do corpo de jurados pela ABCA. Os filmes da Mostra Nacional e da Mostra Infantil foram selecionados durante o mês de julho de 2014. O Júri de seleção foi composto por Alexandre Dubiela (MG), Nara Normande (PE), Sérgio Nesteriuk (SP), Márcia Deretti (GO) e Paulo Muppet (SP). A Coordenação do Júri foi realizada pelo diretor Marcelo Marão. A curadoria da Mostra Internacional foi selecionada pelos diretores Nara Normande (PE), Diego Akel (CE), Sávio Leite (MG) e Marcelo Marão (RJ).
Além das exibições da Mostra Oficial (composta por um programa de uma hora de filmes brasileiros e uma hora de filmes estrangeiros) acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, sessões especiais, oficinas, debates, palestras e exposições. No site do Dia Internacional da Animação, ficará disponível para acesso on line a Sessão Ambiental, seleção de filmes brasileiros com temáticas voltadas a preservação da natureza e ecologia. A Mostra Nacional ainda será enviada a vários países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International  Animation Day. Veja a lista completa no site: http://www.abca.org.br/dia/dia-2014-filmes-selecionados/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: