sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Quadrinhos Nacionais e “O Caminho da Receita de Sucesso” - Michelle Ramos


Certa vez mostrei um roteiro meu a um amigo, artista do meio, que encrencou com o apelido de um dos personagens, seria mesmo, da historia toda ele só soube criticar o apelido de uma personagem, porque o apelido* era “meio fresco” disse ele. E por mais que eu perguntasse o que ele achou do TODO ele não respondeu mudando o foco da conversa.
Não me disse se o roteiro ficou “legal”, “bom”, “ou razoável”, “Regular” ou ainda “uma droga” não, ele entrou no caminho da “Receita”. Sim, o “Caminho da Receita” é como chamo pessoas que começam a dizer como você deve fazer tudo, como você deve falar, escrever e pensar na produção de HQs, Heróis, Revistas, e Mercado de Quadrinhos, pois na visão dessas pessoas, se todos seguirem esse caminho traçado por ELA, TUDO vai ser diferente.
Conselhos são bons, mas devem ser avaliados com sabedoria, ainda mais no meio artístico. Isso aconteceu muito antes  antes da chegada do Facebook, comparando, hoje em dia ele seria um dos amigos e artistas que sempre tem um conselho para dar a você, mas nem sempre (ou quase nunca? rsrsrs) compartilha o que você produz para o publico dele, que é o que a maioria precisa, divulgação e público como eles também querem.
“O Caminho da Receita” na verdade é uma baita arrogância, não existe receita pronta, o negocio é trabalho duro, é dedicação, seu PUBLICO seja ele qual for (unido a critica do seu editor se vc chegar a ter um, ou alguém com visão realmente mais ampla) vai te mostrar as possibilidades que existem na produção de um trabalho, empreender LEVATEMPO, e esse tempo é necessário para alcançar a prática, necessário para que você alcance algumas metas, que vão te dar mais experiência, e assim, quem sabe, o sucesso desejado.
Por isso continue criando, continue fazendo e falando do que você gosta, pois com certeza se mantivermos o trabalho, sim trabalho, as coisas vão acontecer, pode não acontecer da exata forma que queremos, no TEMPO que queremos, pode não ser para todos, mas quem sabe pra você aconteça.
Mas peraí  Michelle, você falar isso também não pode ser visto como “Caminho da Receita?”
Eu te respondo: Será? Creio que não. Mas até isso é uma decisão sua, como entender o meu texto, meu texto, sua interpretação. Ainda não cheguei onde desejo pra considerar isso uma receita. Mas prometo, prometo mesmo, vou continuar a trabalhar pensando em chegar lá, e quando chegar, espero que meu discurso mantenha-se o mesmo.
Texto de Michelle Ramos. Fonte: http://zinebrasil.wordpress.com/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: