terça-feira, 22 de julho de 2014

Adonis lança Amigos da Poesia durante o 19º Congresso de Leitura da Unicamp


Além dos livros da série, a obra Embaixo da cama  também é destaque na programação do COLE

Uma série que reúne a publicação de grandes nomes e revelações da poesia nacional será lançada durante o 19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Com obras de Carlos Rodrigues Brandão, Severino Antônio, Tarcísio Bregalda, Regis de Moraes e Margareth Brandini Park, a Adonis apresenta ao público a série Amigos da Poesia na quarta-feira, 23 de julho, às 11h30.
As obras Constelações: uma escuta poética da infância (Severino Antônio), Enigmas de um rosto insone (Regis de Morais), Memoriando: entre cacos e poetices (Margareth Brandini Park), Naveganças em três linhas (Tarcísio Bragalda) e Saracura e Seriema, Saíra e Sabiá (Carlos Rodrigues Brandão) compõem uma série que tem como objetivo reunir a publicação de poetas contemporâneos em uma melodia advinda de uma sensível junção de palavras, a poesia.
Com histórico de publicações de obras que reúnem o gênero – a primeira obra publicada pela Adonis foi de Walter José de Faé – a editora levanta a questão de que poesia é para todas as idades. “Somos uma editora que lida diretamente com literatura infantil e infanto-juvenil, mas acreditamos que boa poesia não tem idade. Nem para ser escrita, nem para ser lida. Poemas são filtros para ver o mundo. Praticar a poesia – ao falar e ao ouvir – é deixar de dizer que precisa ser uma pessoa melhor para efetivamente se apresentar como uma pessoa melhor. A prática da poesia não tem idade, mas entendemos que se apresentada logo cedo às crianças e jovens, e estes se deixarem envolver por sua beleza e ritmo, é saber da possibilidade de uma humanidade sensível e permeável às questões coletivas que demandam ações também coletivas”, explica Maria Amélia Moscom, suporte pedagógico da Adonis.
Os livros lançados durante o COLE são os primeiros a compor a série “Amigos da Poesia”, já que a ideia da editora é acrescentar novas publicações a medida que são identificados mais ‘amigos da poesia’. “A ideia de unir poetas começou elementarmente numa prosa na Rosa dos Ventos, que fica no município de Caldas/MG. Foi ali que começamos a pensar na possibilidade de fazermos um livro do Brandão (Carlos Rodrigues Brandão) e um outro do Rubem Alves, numa homenagem que o próprio Brandão faria desentranhando poemas das prosas do Rubem. Logo depois pensamos que além desses amigos também poderíamos juntar o Severino Antônio – grande amigo e companheiro dos dois. Severino ao se juntar convidou Tarcísio e Regis. A Margareth já tinha encaminhado à editora belas poesias que seriam publicadas. Entendemos, assim, que nada mais lógico que as memórias poéticas de Margareth se juntassem a série cujo nome não poderia ser mais apropriado: Amigos da Poesia”, conclui Moscom, que participou ativamente da organização da série.
Além da versão impressa, que pode ser facilmente encontrada no site da editora Adonis (www.editoraadonis.com.br/loja), os livros que compõem a série Amigos da Poesia também serão lançados em e-book e podem ser adquiridos nas principais lojas do ramo nos próximos dias.
Acontece:
Lançamento série Amigos da Poesia
Dia 23 de julho, quarta-feira, às 11h30, durante o 19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE)
Local: Ginásio Multidisciplinar da Unicamp - Campinas/SP
Lançamento Embaixo da Cama
Dia 23 de julho, quarta-feira, às 10h30, durante o 19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE)
Local: Local: Ginásio Multidisciplinar da Unicamp - Campinas/SP. Maiores informações e programação completa: www.editoraadonis.com.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: