sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lançamento - Revista TEIA # 04 - MinC lança revista que celebra 10 anos do Cultura Viva -Natal (RN)


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, abre oficialmente nesta quinta-feira (22) a TEIA Nacional da Diversidade 2014, em Natal, Rio Grande do Norte.
Para celebrar o evento e os 10 anos do Programa Cultura Viva (PCV), o Ministério da Cultura (MinC) coloca no ar uma edição especial da Revista do MinC.
Desde o dia 19, pontos de cultura e das redes da diversidade que integram o Cultura Viva têm realizado fóruns, debates e atividades culturais num momento pré-TEIA.
A programação que segue até o dia 24 de maio é promovida pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, gestores estaduais das redes de Pontos de Cultura, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), Prefeitura Municipal de Natal, Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Institucionalizada como ação estratégica do Programa Cultura Viva, no âmbito do processo de qualificação de sua gestão compartilhada, a TEIA chega em sua 5ª edição se confirmando como poderoso instrumento de mobilização e articulação da rede dos Pontos de Cultura. Assim como as conferências setoriais de Culturas Indígenas e Culturas Populares, se tornou espaço para formulação de políticas públicas, além de ter se fortalecido, ao longo destes 10 anos, como um fórum para reflexão, convivência, reconhecimento e divulgação de temas prioritários, onde a participação social reflete a interculturalidade e os princípios do Programa.
Esta TEIA discute o papel dos Pontos de Cultura como tecnologia social mediadora do acesso à política cultural pelo conjunto da população; o papel dos gestores nas três esferas governamentais; e a necessária visibilidade e participação dos beneficiários do Programa na elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas de cultura, com o objetivo de consolidar o PCV como uma Política de Base Comunitária do Sistema Nacional de Cultura, voltada para a promoção da cidadania e da diversidade cultural.
Diferentemente das edições anteriores, além dos pontos e pontões de cultura, participam grupos e redes da identidade e da diversidade cultural, integrantes do "Programa Brasil Plural", que agregam populações com baixo acesso aos meios de produção, fruição e difusão ou com baixo reconhecimento de sua identidade cultural, fazendo com que esta seja a mais abrangente das teias. Saiba mais. Leia a Revista do MinC. Saiba tudo o que acontece na TEIA. Acesse o site da TEIA da Diversidade. Texto e fotos: Montserrat Bevilaqua. Capa: Jaraguá - Fernando Souza. EMT - Divulgação.

Nenhum comentário: