quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Entrevista - Cláudio Feldman fala sobre seu pai, o cineasta Aron Feldman.


O 10º episódio do programa Zootropo faz homenagem ao mais independente dos cineastas brasileiros: Aron Feldman
Há 20 anos falecia o nosso “John Cassavetes”. Para falar da vida e obra de Aron Feldman, Rafael Spaca convidou seu filho e colaborador de toda a vida: Cláudio Feldman. Cláudio é escritor, ator e roteirista. E é também porta-voz de uma das histórias mais bonitas, e desconhecidas, do cinema nacional. 
A história de um cineasta com tanto amor pelo cinema e que fez o seu cinema contra todos os reveses e dificuldades.  
 É o cineasta independente por definição. Num tempo de maquinário caríssimo, filmes em película, revelação química, cópias para exibição e o pior de tudo, a ditadura. Nada como a facilidade de hoje, que podemos pegar uma boa câmera digital como a nossa da TV Cronópios e produzir o que quisermos com rapidez e quase sem precisar de serviços de terceiros. Aron Feldman é um herói do cinema brasileiro.  
 Eu (Pipol) tive o privilégio de conhecê-lo e passar alguns dias em sua companhia durante a “Semana de Arte Modesta”, mostra organizada na cidade de Bauru nos anos 80 por Susy Mey Truzzi e Mica (não me lembro o sobrenome dele). 
Aliás, esse é um capítulo à parte: é preciso resgatar essa história da Semana de Arte Modesta de Bauru, Susy!!! Vamos divulgar no Cronópios? Eu nunca me esqueci desse encontro com o Aron Feldman, o primeiro cineasta de verdade que vi de perto e com quem conversei. 
A emoção dura até hoje. 
Assista agora mesmo, conheça esse personagem maravilhoso, merecedor de um filme sobre sua vida e sonho. O Zootropo traz um enfoque bem particular do cinema nacional, graças a Rafael Spaca e seu olhar agudo sobre temas pouco explorados pela crítica cinematográfica. Rafael é mantenedor do já famoso blog Os Curtos Filmes (http://oscurtosfilmes.blogspot.com.br) e recentemente lançou pela editora Verve o livro “Curta metragem, compilação de ideias e entrevistas do blog Os Curtos Filmes”. Foi dele a ideia desse novo projeto do Portal Cronópios.  
O Zootropo tem a parceria do Reserva Cultural de cinema e arte, onde gravaremos todos os episódios. Assista agora essa nova e original produção da TV Cronópios. Veja a entrevista aqui : http://www.youtube.com/watch?v=4WvphGi4nLc. Fonte: http://cronopios.com.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: