quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Lançamento - “Memórias em verso e prosa” - Projeto “Minha escola é mais!” - Editora Adonis




Relato memorialístico do CIEP “Profa. Oniva de Moura Brizola” tem lançamento no próximo sábado
É justamente adentrando os portões do CIEP “Profa. Oniva de Moura Brizola” que o leitor se sentirá ao abrir o livro que revela as memórias dos 22 anos da instituição de ensino localizada no bairro Antônio Zanaga, em Americana. “Memórias em verso e prosa” relata uma versão da história da escola narrada por alunos, docentes, pessoal de apoio e comunidade.
Organizado pelas educadoras Tânia Dell’Agnezze Bortolozo e Margarete Aparecida Baio, as páginas do livro revelam lembranças de muitos, e é considerado, pelas próprias organizadoras, um presente para a comunidade escolar e do entorno. “O processo de edição do ‘Memórias em verso e prosa’ possibilitou-me conhecer um pouco mais da história do CIEP Zanaga e conhecer as preferências (aulas, atividades diversificadas, passeios e espaços da escola) das crianças no seu dia a dia”, revela Tânia e acrescenta, “O livro contribui para o fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade escolar, valorizando a escola como espaço do saber e de socialização entre os alunos, funcionários, professores e pais de alunos em suas atividades cotidianas”, completa.
No próximo sábado, 28 de setembro, às 9h, o CIEP “Profa. Oniva de Moura Brizola” abre suas portas à comunidade e apresenta o livro construído à muitas mãos, “Memórias em verso e prosa”.
O livro é síntese do projeto “Minha escola é mais!”, que trata da memória e da história da escola e é fruto de uma parceria entre Editora Adonis e Rede Municipal de Educação de Americana. 
O projeto "Minha escola é mais!"
O “Minha escola é mais!” teve início em agosto de 2012 com a proposta de envolver o aluno, o docente, pessoal de apoio e a comunidade num lembrar e relembrar que promoveu e fomentou o (re)conhecimento de uma versão da história e da memória da escola, possibilitando o fortalecimento das relações entre os envolvidos e intensificando o vínculo com o lugar.
Os educadores das 08 escolas que aderiram à iniciativa participaram de diversas palestras de formação ministradas pela mestre Linguística Patrícia Aquino, com a doutora em Educação Renata Siero e a editora de livros Marcela Comelato.  "Minha escola é mais!" foi elaborado pela pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp, Margareth Brandini Park, por Maria Amélia Moscom e Magali Comelato, ambas da Editora Adonis. A supervisão pedagógica do projeto é do UNISAL, por meio da coordenadora do curso de Pedagogia Regiane Rossi Hilker.
SERVIÇO

Lançamento “Memórias em verso e prosa” - Dia 28 de setembro, às 9h
CIEP Profa. Oniva de Moura Brizola” (Rua Ari Barroso, 105 – Antonio Zanaga – Americana/SP). www.editoraadonis.com.br - EMT - Divulgação

Nenhum comentário: