quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Júri do 40º Salão de Humor avalia recorde de 4.180 obras inscritas

Com recorde de inscrições, o 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba dará mais trabalho ao júri de seleção, que se reúne no Bristol Center Flat neste final de semana (3 e 4 de agosto) para avaliar as 4.180 obras de 966 artistas gráficos de 64 países. Aproximadamente 10% dos cartuns, charges, caricaturas e histórias em quadrinhos enviados devem compor a mostra principal do evento, que será aberta em 24 de agosto, quando também acontece o anúncio dos premiados.
Em 2012, o Salão realizou a maior mostra da história, com 436 obras, selecionadas entre 3.442 inscritas por 845 artistas de 64 países. “O número de peças na exposição é determinado pelo espaço físico do Armazém 14 do Engenho Central e os suportes que recebem os trabalhos. Nos últimos três anos, procuramos alternativas que resultaram no aumento do espaço expositivo, o que possibilitou mais desenhos. Assim, provavelmente chegamos próximo do limite adequado”, esclarece o cartunista Edu Grosso (Foto), diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão responsável pelo Salão.
O júri de seleção é composto pelos cartunistas Pryscila Vieira, Natália Forcat, Gilmar, Lucas Leibholz e Paulo Branco, o ilustrador Rafael de Latorre e o professor universitário Celso Figueiredo Neto (veja currículo abaixo). Eles vão analisar a qualidade técnica das obras e a eficiência na transmissão da mensagem presente em caricaturas, charges, tiras/HQ e cartuns, tudo isso somado à proposta principal do Salão de Humor: provocar o riso. Veja o texto completo no site do  ZineBrasil. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: