quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Exposição - 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2013


 Em 1974, o humor era uma demonstração de seriedade e a linguagem do cartum e das charges, a forma de expressar a insatisfação contra a ditadura. Foi quando nasceu o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, uma travessura heroica no ápice do regime militar. O evento que acolheu manifestações satíricas por meio do desenho comemora 40 anos sem crise de meia-idade. No último sábado foi aberta a histórica mostra. As visitas gratuitas seguem 20 de outubro, no Engenho Central.
Vitrine do humor gráfico no mundo, o Salão é realizado pela Secretaria da Ação Cultural e pelo Centro Nacional de Humor Gráfico (CEDHU Piracicaba). Dele despontaram Laerte Coutinho, Angeli e Glauco Villas Boas (los Três Amigos, que depois fizeram história na Folha de S. Paulo), os irmãos Paulo e Chico Caruso, Alcy Linares, Dalcio Machado, Cau Gomez e Baptistão. Em 2013, 966 artistas de 64 países enviaram 4.180 trabalhos para a exposição competitiva, que selecionou 442 obras, a maior da história, sendo 142 cartuns, 97 caricaturas, 74 charges, 73 tiras/HQs e 53 com o tema futebol.
Na abertura serão concedidos R$ 47 mil às melhores criações em charge, cartum, caricatura, tiras/hq e outras duas categorias temáticas: Futebol e Saúde Unimed, além do Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba, e da honraria máxima, o Troféu Zélio de Ouro, entregue ao melhor de todas as categorias. Após a abertura, o público é convidado a eleger, por meio da internet, o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto. Veja o texto completo AQUI. Fonte: Zine Brasil. EMT - Divulgação 

Nenhum comentário: