quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Centro de Humor abre duas mostras e encerra inscrições para Salãozinho - Piracicaba - SP


Em clima de expectativa para os 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, duas exposições serão abertas nos próximos dias, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e em São Paulo, na Estação Corinthians-Itaquera. Até 12 de agosto, estudantes de 7 a 14 anos também podem se inscrever no 11º Salãozinho de Humor.
Alimentação é o tema dos 32 cartuns que compõem a mostra Humor sobre a Mesa, com visitação a partir de sexta-feira (9), no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, no campus piracicabano da USP (Universidade de São Paulo). A exposição traz desenhos selecionados para o Salão de Humor de 2011, quando os artistas foram convidados a produzir obras para a categoria Alimentação. 
Entre os temas abordados nos cartuns estão o desperdício de alimentos, os transtornos alimentares, o aumento da população de obesos pelo mundo e assuntos como fast-food e slow-food. Artistas de diversas nacionalidades assinam as obras, como o cubano Aristides Esteban Hernandez Guerrero (Ares), os espanhóis Anne Derenne e David Vela e os brasileiros Bruno Aziz, Elihu Ribeiro Duayer Filho e Samuca.
“Levar uma mostra do Salão para a Esalq pelo quarto ano consecutivo celebra uma boa parceria, pois o público universitário sempre se identifica com a linguagem do humor gráfico. E este ano é especial, já que o conjunto de cartuns fala sobre um tema inerente ao ensino prático daquela instituição agronômica”, diz o cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Semac (Secretaria da Ação Cultural) responsável pelo Salão de Humor.
O Salãozinho tem como parceiros a Diretoria de Ensino de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Educação. A mostra abre no dia 25 de agosto, às 10h, no Engenho Central.
40º SALÃO – O Salão de Humor abre sua mostra oficial no dia 24 de agosto, no Engenho Central. As visitas vão até 20 de outubro. Serão 442 obras, a maior mostra da história do evento. Com recorde de inscrições, o 40º Salão recebeu 4.180 trabalhos enviados por 966 artistas gráficos de 64 países. O total de R$ 47 mil em prêmios será concedido aos primeiros colocados nas categorias caricaturas, charges, cartuns e tiras, além das obras com os temas Futebol e Unimed Saúde.
Maiores informações no site  www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: