quarta-feira, 31 de julho de 2013

Indaiatuba sedia 27ª edição do Concurso da Canção Japonesa

Divulgação 

A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI ou Nipo, como é mais conhecida na cidade) promove nesse domingo (4 de agosto) a 27ª edição do Concurso da Canção Japonesa (Karaokê). O evento, que acontece no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) das 8 horas às 20h30, tem o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais da Cultura e da Educação. A competição, que corresponde à regional do Estado de São Paulo, conta com mais de 280 inscritos de 24 municípios. Entre esses estão Indaiatuba, Itu, Sorocaba, Campinas, Atibaia, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Paulo. Os cantores competem em 30 categorias, divididas desde “shinjin” (cantor iniciante) a “star" (cantor que já foi campeão muitas vezes). A idade dos concorrentes vai de três a 90 anos. Segundo o diretor do Departamento Ongaku Aiko-Kai (Karaokê) da ACENBI, Elizeu Sunao Fuzita, o evento representa uma oportunidade para mostrar a arte de cantar e preservar a cultura. “Podemos reencontrar velhos amigos e fazer novas amizades”, diz ele, ressaltando que as notas musicais são universais.
Corpo de jurados: Os candidatos do Concurso de Karaokê serão avaliados por um corpo de jurados formado por destacados nomes do meio musical. São eles: professora Satie Akamine (São Paulo), professor Haruo Tanaka (Ibiúna), professora Hiroko Omura (Diadema) e professor Nobuaki Kazuhara (São Paulo)
Culinária: O Departamento de Senhoras da Acenbi vai montar uma área de alimentação, na parte externa do Ciaie, para comercializar doces e pratos típicos da culinária japonesa. O cardápio do almoço será “karê” (arroz com curry, carne e legumes). No jantar, as senhoras prepararão “udon” (macarrão em caldo e legumes). Os dois pratos são apropriados para o clima frio.
Karaokê na ACENBI
O Departamento de Karaokê da ACENBI se originou a partir de um grupo de apreciadores de música, o Ongaku Aiko-Kai, formado em 1971. (Curiosamente, foi nesse mesmo ano que surgiu no Japão o primeiro aparelho de karaokê, inventado por Daisuke Inoue. Esse equipamento viria a se popularizar no Brasil só a partir de 1985.)
Inicialmente, o grupo de Indaiatuba constituiu uma banda de músicos, para acompanhar os cantores, que se manteve em atividade por 15 anos. Os integrantes do grupo participavam de competições musicais e de apresentações em festas de várias cidades. As atividades do karaokê propriamente ditas começaram em meados de 1985, com a chegada de um aparelho vindo do Japão.
Aulas: A ACENBI mantém ensaios de karaokê em sua sede social todas as sextas-feiras à noite. São realizadas também aulas particulares ministradas por três professores.
Entre os integrantes do Departamento de Karaokê, 29 estão participando desse Concurso. O próprio diretor do Departamento, Sunao Fuzita, também está entre os concorrentes. Fuzita canta há mais de 30 anos e já conquistou prêmios em inúmeras competições. Ele é credenciado como “Mestre em Karaokê” por duas renomadas entidades japonesas, a Zekair e a Zenkara. O cantor costuma enaltecer os benefícios proporcionados pelo canto para divulgar o karaokê. “Pesquisas já comprovaram que cantar faz bem à saúde, ativa os neurônios e movimenta todo o sistema corporal”, explica ele.
O que significa “karaokê”?
A expressão “karaokê” vem da junção das palavras “kara” (vazio) e “okesutora” (orquestra), ou seja, algo como “orquestra vazia” ou “orquestra sem voz”.
ACENBI: Localizada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A entidade é mantenedora da escola de língua japonesa Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol, quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, a entidade mantém amplo auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos. Veja mais detalhes no website da entidade: acenbi.org.br
Serviço: Ciaei – Av. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina – Indaiatuba.
Mais informações para a imprensa: Mário Takeshi Alexandre – Relações Públicas da Acenbi
Tel.: 19-8373-6055 e-mail: mtakeshi22@gmail.com. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: